Great Scott #31: Quem marca o primeiro golo da 1.ª divisão em directo na RTP 1?

Great Scott 05/19/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #31: Quem marca o primeiro golo da 1.ª divisão em directo na RTP 1?

Vítor Baptista, Vitória FC (1978)

Vítor Manuel Ferreira Baptista. Ou melhor, O Maior. Como? Vamos aos factos. A 19 Julho 1971, o Benfica apresenta-o à comunicação social no Estádio da Luz, depois de o contratar ao Vitória Setúbal na transferência mais cara de sempre no futebol português: 3 mil contos (além de José Torres, Matine e Praia) mais 750 contos de luvas por três anos e um salário mensal de oito contos. Num curioso exercício de auto-avaliação, Vítor Baptista diz-se o Maior. Assim, sem mais nem menos. Que o digam os árbitros. Ou, pelo menos, Rosa Santos. “Ele sofria uma falta, fosse dura ou leve, levantava-se, limpava a poeira inexistente na camisola e dizia-me ‘sou ou não sou o Maior?’”

Natural de Setúbal, onde começa a trabalhar aos 13 anos numa mercearia, Vítor é pau para toda a obra. “Eu fazia recados às prostitutas e apanhava moedas que os camones atiravam para a água.” Aos 15 entra num torneio de futebol de sala e é o segundo melhor marcador, atrás de Quinito (mais tarde treinador). Vai para o Vitória, onde faz história como vencedor da Taça de Portugal aos 18 anos de idade. Aos 22, marca 22 golos na 1.ª divisão e os grandes de Lisboa caem-lhe em cima. Compromete-se verbalmente com o Sporting, assina pelo Benfica. E nem quer saber da concorrência de Nené, Eusébio, Artur Jorge e Jordão. Diz-se o Maior.

Na estreia pelo Benfica, marca um golo ao seu Vitória. Seguem-se mais 61 num total de 150 jogos até 1978. O seu traço de exotismo não passa despercebido. É um desadaptado. Um dia, conta Shéu, prende um cão ao poste de uma baliza antes de um treino. Outro dia, conta toda a gente, marca um golo monumental ao Sporting – o seu último pelo Benfica. Braços abertos, como um bailarino, Vítor Baptista domina no peito, sem que Inácio pudesse fazer o que quer que fosse, para depois atirar a bola ao ângulo superior esquerdo. Indefensável para Botelho. Um golo total.

O Benfica marca o primeiro (e único) golo de mais um clássico com o Sporting. A festa, essa, não é total. “Os colegas correram para me abraçar e quando o Cavungi o fez, o brinco soltou-se e foi parar à relva!”, conta, na altura, Vítor Baptista, que ainda passa três minutos e meio de pernas flectidas e com cara de mau, a resmungar consigo mesmo. Ao seu lado, os companheiros ajudam-no, sem êxito. “Sempre gostei mais de ter perdido o brinco e ganho o jogo. Ficava muito mais aborrecido se o Benfica não tivesse ganho, mas foi aborrecido. Veja lá, o brinco custou-me 12 contos e penso que o prémio de jogo é de oito. Perdi dinheiro a trabalhar”, continua aquele que se autointitula o “Maior”. Quem é o árbitro desse jogo? Rosa Santos.

A sua irreverência dá cabo da cabeça a muito boa gente, sobretudo dirigentes e treinadores. O Benfica dispensa-o em 1978 e Vítor regressa ao Vitória FC. A tempo de marcar o primeiro golo televisivo em directo da 1.ª divisão. Numa iniciativa sem paralelo, a RTP começa a transmitir jogos do campeonato numa base semanal, sempre aos domingos às 1830. A estreia é no dia 22 Outubro 1978, no Bonfim. E que estreia. De sonho. É a 7.ª jornada. O Vitória entra bem melhor e chega ao 2:0 antes do intervalo, golos de Vítor Baptista (lá está) e Vítor Madeira. Na segunda parte, o Belenenses dá a volta. Verdade. Cléssio reduz (52’), Lincoln empata (67’) e Cepeda confirma a cambalhota (86’).

Acaba o jogo, começa às 2030 o Jornal (ainda não é o Telejornal), depois às 2100 o Tempo (ainda sem Anthímio de Azevedo) e às 2105 o show dos Marretas. A emissão acaba às 2345, com um programa sui generis pelo nome (Obrigatório Não Ver).

Lista dos 5 primeiros jogos da 1.ª divisão em directo na RTP

22 Out 1978 Vitória FC 2:3 Belenenses

29 Out 1978 Braga 3:0 Académica

5 Nov 1978 Académica 3:1 Belenenses

19 Nov 1978 Belenenses 0:0 Varzim

3 Dez 1978 Vitória FC 1:0 Académica

Lista de estreias de golos em directo na RTP por clubes

Académica Rogério

Académico Viseu Joaquim Rocha

Amora Jorge

Benfica Shéu

Belenenses Cléssio

Boavista Jorge Gomes

Braga Chico Faria

Estoril Marinho

FC Porto Gomes

Marítimo Valter

Salgueiros Santos

Sporting Jordão

Varzim Francisco Mário

Vitória FC Vítor Baptista

Vitória SC Paulo Ricardo

Estreia RTP nas Antas (só 1.ª divisão) 23 Dez 1978 vs Académico Viseu 6:1

Estreia RTP no José Alvalade (só 1.ª divisão) 20 Out 1979 vs Portimonense 2-0

Estreia RTP na Luz (só 1.ª divisão) 14 Mar 1981 vs FCP 1:0

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *