Great Scott #35: Qual é o único jogo da 1.ª divisão concluído aos 87 minutos por erro arbitral?

Great Scott 05/25/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #35: Qual é o único jogo da 1.ª divisão concluído aos 87 minutos por erro arbitral?

Belenenses-FC Porto, 1980

Invencível há 17 jogos, com 16 vitórias e um empate, o Porto de Pedroto apresenta-se no Restelo com a ideia de manter o primeiro lugar isolado. Para tal, impõe-se uma vitória sobre o Belenenses, algo inaudito desde 1970-71. As equipas perfilam-se. Nas bancadas, há duas figuras de cartaz, lado a lado. Chamam-se Eusébio (melhor marcador do Mundial-66) e Schöen (campeão do Mundial-74 como seleccionador da Alemanha). Pormenor insólito: Eusébio tem de mostrar o cartão da federação à entrada do estádio, porque o porteiro não o reconhece.

Adiante. Bola ao meio e apita o árbitro. Que, a propósito, chama-se Vitorino Gonçalves. É de Aveiro e vai ser a (triste) figura do clássico resolvido com um golo de Sousa. Escreve (e bem, sempre bem) Neves de Sousa no Diário de Lisboa. “Foi um turbilhão de falhas. Encurtou o tempo de jogo em largos três minutos, errou em oito foras-de-jogo, enganou-se em quatro lançamentos laterais, perdoou duas grandes penalidades (duas a favor do FC Porto), não mostrou quatro ou cinco cartões amarelos e, em contrapartida, anotou outro ao pobre Frasco, incapaz de pisar uma mosca.”

Pedroto está furibundo, sobretudo pelos dois penáltis não assinalados, ambos por faltas sobre Biffe. “Este árbitro é um provinciano e veio prestar vassalagem”. O treinador belenense Juca também afina pelo mesmo diapasão. “Simões fez penálti sobre Lincoln, por isso o resultado não traduz a verdade do que aconteceu em campo.” Engraçada, uma das duas substituições de Juca: sai o paraguaio González, entra o brasileiro Neném (de nome completo José Geraldo Felipe). Engraçada, porquê? Neném é contratado ao Fluminense e é filho de Garrincha.

Ah é verdade, o resultado é 1:0 favorável ao Porto, golo de Sousa num remate de muito longe, “a um quilómetro de distância, praí da ponte sobre o Tejo ou da beira dos Jerónimos”, perfeitamente defensável para Rui Paulino. O Porto mantém o primeiro lugar, com um ponto de avanço sobre o Sporting. Estamos a 28 Abril 1980 e faltam quatro jornadas para o fim da 1.ª divisão. Daí em diante, o Porto só ganha mais um jogo e permite a ultrapassagem do Sporting.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *