Great Scott #48: Qual é o primeiro GP de F1 transmitido em directo pela RTP?

Great Scott 06/11/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #48: Qual é o primeiro GP de F1 transmitido em directo pela RTP?

GP Monaco, 1966

Quem nunca? Quem não se lembra do vrruuuuuuuum aos domingos à tarde, bom para embalar crianças (e adultos)? É trigo limpo, farinha amparo. A movida da Fórmula 1 é apaixonante, sobretudo nos anos 80, a partir da entrada de Ayrton Senna, figura adorada em todo o mundo, Portugal incluído.

A RTP adquire os direitos da F1 em 1966, ano do primeiro Mundial com os propulsores passam a ter capacidade para três litros em vez de 1,5. O primeiro GP bate no domingo da final da Taça de Portugal. Frente a frente no Jamor, uma dupla inédita: Braga e Vitória FC. Ganham os bracarenses, com golo do argentino Perrichon. No final, o fair play é a nota dominante. Fernando Vaz, treinador setubalense. “O Braga foi um bom vencedor, a minha equipa actuou abaixo do esperado, sobretudo na segunda parte.” Carlos Manuel, médio do Vitória. “A taça ficou bem entregue, aproveito o ensejo para distinguir a calma e o oportunismo de Perrichon.” Jaime Graça, capitão vitoriano. “Faço minhas as palavras do Carlos Manuel.”

A uns quantos quilómetros de distância, no Monaco, arranca a F1. A RTP começa a transmissão às 1730. A prova é mítica por dois motivos

1) estreia absoluta da McLaren. Ao volante, Bruce McLaren e Chris Amon

2) nas 100 voltas ao circuito, só quatro dos 16 pilotos acabam a corrida

Jackie Stewart (BRM = British Racing Motors) à frente de Lorenzo Baldini (Ferrari), Graham Hill (BRM) e Bob Bondurant (BRM). Sim, é verdade, Jo Siffert (Brabham-BRM) e Guy Ligier (Cooper-Maserati) também recebem a bandeirada, só que não percorrem 90% da distância total da prova. Jim Clark, dono da pole position, arranca muito mal e cai para último. Com paciência e perícia, galga terreno e ultrapassa um a um até chegar ao quarto lugar. Na 61.ª volta, parte a suspensão e chapéu. Nessa altura, Stewart é o rei da pista. Desde a volta 15, aliás. Com a desistência de John Surtees, o escocês assume a liderança e nunca mais a perde. Acredite, é o único pódio de Jackie nesse ano de 1966. Nos oito GP’s seguintes, só acaba duas vezes, em quarto e quinto lugares. O campeão mundial é o australiano Jack Brabham.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *