Great Scott #56: Último jogador a estrear-se por Portugal como jogador da 2.ª divisão?

Great Scott 06/23/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #56: Último jogador a estrear-se por Portugal como jogador da 2.ª divisão?

Abel Xavier, 1993

O Estrela vive um momento histórico em 1990, a caminho da final do Jamor, vs Farense. Antes da inédita conquista, a 1.ª divisão funciona como mero pró-forma, em jeito de treino para o grande dia. Na penúltima jornada, o Benfica vai à Reboleira também com uma final na cabeça (a da Taça dos Campeões, vs Milan). Decide Magnusson, aos 72 minutos. Aos 87’, sai Rui Alexandre e entra Abel Xavier, um jovem com 17 anos e meio.

Nesse Verão de 1990, Abel joga a final do Euro sub18, perdida para a URSS de Cherbakov. Às férias, segue-se o trabalho. No Estrela, conhece os métodos de trabalho de Manuel Fernandes (coadjuvado por José Mourinho). E os de Matine. E os de Jesualdo Ferreira. Ya, o Estrela acumula três treinadores. Sinal de desespero, culminado com a descida à 2.ª divisão, na ressaca do 1:1 no Bonfim. É já como jogador da 2.ª que Abel se sagra campeão mundial sub-20, na Luz. Passa-se 1991-92 e o Estrela mantém-se na 2.ª. Na época seguinte, faz-se goleador. Penafiel em Agosto, Elvas em Novembro, Farense em Dezembro, Aves em Março. É neste mês que Abel recebe a convocatória de Queiroz.

É o quarto jogo para a qualificação do Mundial-94: Portugal apresenta-se em Berna para defrontar a Suíça, melhor ataque do grupo com 14 golos e invicta desde Fevereiro 1992. O ambiente nem é dos melhores, à conta dos dois resultados em Fevereiro (Noruega 0:0, Itália 1:3). A desconfiança na geração de ouro é considerável. Vai daí, Queiroz joga com um líbero (Peixe) mais os laterais Abel Xavier e Semedo. Curiosamente, é esta dupla a criadora do 1:1, com cruzamento da direita para o cabeceamento imparável do número 3. Antes, Semedo (sem rotinas defensivas no Porto) deixara-se antecipar por Chapuisat para o golo inaugural. A festa suíça só dura quatro minutos e Portugal agarra-se ao ponto. Vítor Baía é o porta-voz da selecção. “Muita gente não acreditava em nós! Mostrámos que somos pessoas dignas, homens que merecemos o maior respeito.”

Curiosidade maiúscula: Rui Costa é o outro estreante desse jogo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *