Great Scott #93: Quem é o primeiro a chegar às 100 internacionalizações?

Great Scott Mais 08/13/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #93: Quem é o primeiro a chegar às 100 internacionalizações?

Billy Wright

Jogador de um clube só (Wolverhampton 1939-59), o médio centro estreia-se na selecção a 19 Janeiro 1946, vs Bélgica. Dois anos depois é nomeado capitão, estatuto que mantém por 90 internacionalizações (recorde partilhado com Bobby Moore). Pelo meio, joga quatro vezes com Portugal e acumula três vitórias – incluindo os 10:0 no Jamor – e uma derrota, nas Antas.

A 11 Abril 1959, Wembley engalana-se para uma tarde especial. É a final do British Championship, uma prova só para as quatro selecções do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales + Irlanda do Norte). Ou melhor, é o dia de Billy Wright, o primeiro jogador a atingir as cem internacionalizações. Ouro sobre azul, um-zero para a Inglaterra vs Escócia. A entrega do troféu adia-se por uns minutos só para Wright ser carregado em ombros pelos companheiros debaixo de uma chuva de aplausos dos mais de cem mil adeptos. O jogador seguinte a chegar aos 100 é o checoslovaco Jozséf Bozsik, em 1961. Depois Bobby Charlton e outro e mais um e por aí adiante. Cristiano Ronaldo, por exemplo, é o 230.º.

Curiosidade maiúscula: quem é o português presente nesse tal Inglaterra 1:0 Escócia em 1959? Joaquim Campos, árbitro convidado para a festa de Billy Wright. Mais um feito extraordinário de um homem competentíssimo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *