Flick. O seleccionador alemão no adeus de Portugal ao Euro-2008

Kali Ma Mais 08/23/2020
Tovar FC

author:

Flick. O seleccionador alemão no adeus de Portugal ao Euro-2008

Atenção ao onze português no adeus ao Euro-2008: é exactamente o mesmo do jogo de abertura. Pela primeira vez na história de Portugal nas grandes competições, desde o Mundial-2006 até aqui, o seleccionador mantém as apostas iniciais.* E diz adeus. Podolski acelera pela esquerda e cruza para a entrada fulgurante de Schweinsteiger, 1-0. O segundo chega quatro minutos depois, por Klose, de cabeça, na sequência de um livre.

Antes do intervalo, Nuno Gomes emenda uma defesa incompleta a remate de Ronaldo e marca pelo terceiro Europeu seguido. Daí em diante, Portugal até acumula duas oportunidades para empatar, só que as bolas de Ronaldo e Pepe saem desviadas. Aproveita a Alemanha para fazer o 3-1, por Ballack, com um empurrão evidente nas costas de Paulo Ferreira, na sequência de outro livre indirecto. Para conferir mais drama nos últimos minutos, os suplentes Nani e Postiga fabricam o 3-2 final.

Pormenor: o seleccionador alemão é Hans-Dieter Flick. Quer dizer, o seleccionador-selecionador é Joachim Löw. Só que o homem é expulso no jogo anterior, vs Áustria, ainda para a fase de grupos, e a UEFA suspende-o com um jogo. Entra então o adjunto. Hans-Dieter Flick, de seu nome. É seu o mérito do 3-2, no adeus de Portugal.

No final, diz de sua justiça. ‘Restamos muito orgulhoso pelo trabalho desenvolvido do primeiro ao último minuto. Lutámos muitos e organizámos excelentes ataques, além de contrariar os extremos do adversário, casos de Simão e Ronaldo, algo que falhámos no jogo com a Áustria. Melhorámos nesse aspecto e Portugal teve pouco espaço de manobra no nosso meio-campo. Trabalhámos bem no meio-campo, com Rolfes e Hitzlsperger em bom plano. Fizemos boas tabelinhas e fomos sólidos na defesa. Apostei que íamos marcar em jogada estudada. Marcámos dois golos de livre indirecto, devia ter dobrado a minha aposta. Vimos vídeos e reparámos que Portugal corre muitos riscos nesse tipo de lances. Aproveitámos e ganhámos.”

* Ricardo / Bosingwa Ricardo Carvalho Pepe Paulo Ferreira / Moutinho Petit Deco / Simão Nuno Gomes Ronaldo

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *