Great Scott #105: Qual é o primeiro dérbi da 1.ª divisão transmitido em directo para o Brasil?
Benfica vs Sporting 1974
Cravos e tal. Faz-se a revolução. O primeiro campeão é o Sporting. Passa-se o Verão, obrigatoriamente quente. Tempos do PREC (Período Revolucionário Em Curso). Começa uma outra época, a primeira da liberdade. Talvez por isso, movidos pela mola de um país novo, Benfica e Sporting fumam o cachimbo da paz. De um lado, Borges Coutinho. Do outro, João Rocha. Os dois presidentes encontram-se na Luz, na véspera do dérbi para a 1.ª divisão. Sela-se a amizade com um abraço.
No dia seguinte, 22 Dezembro 1974, um domingo, Benfica e Sporting esgrimem argumentos na Luz. As duas equipas entram em campo ao mesmo tempo e todos os jogadores seguram a mesma bandeira – a de Portugal, claro. O resultado do jogo é 1:1, golos de Móia e Yazalde. Há 60 mil espectadores no estádio e milhões de telespectadores no Brasil. Verdade, sim senhor. O dérbi passa em directo no Brasil, cortesia Embratel. Os comentários, esses, a cargo do jornalista Jaime Luís, autor do programa da tv brasileira ‘Portugal sem Passaporte’ e futuro cronista do jornal A Bola.
A grande novidade é a ausência de apupos e insultos em relação ao árbitro. De facto, o leiriense Porém Luís sai da Luz acompanhado pelos dois fiscais-de-linha e da bola de jogo com um sorriso de uma ponta à outra, sinal de um trabalho bem feito e elogiado por todos.
Só para a história, os artistas do primeiro dérbi no Brasil
Benfica-SPORTING 1-1
14ª jornada
22 Dezembro 1974
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro Porém Luís (Leiria)
José Henrique; Malta da Silva, Humberto, Barros e Artur; Vítor Martins, Toni e Simões (cap.); Nené, Móia (Moinhos, 81) e Vítor Baptista (Ibraim, 45)
Treinador Milorad Pavic (jugoslavo)
Damas; Manaca, Bastos, Alhinho e Da Costa; Vagner (cap), Nélson e Baltasar (Paulo Rocha, 78); Marinho, Yazalde e Dinis (Chico, 81)
Treinador Fernando Riera (chileno)
Marcadores 1-0, Móia (21); 1-1, Yazalde (48)