Great Scott #136: Qual é o primeiro penálti com dois portugueses na 1.ª divisão lá fora?
Nuno Espírito Santo vs Figo
Sábado, 28 Abril 2001. O Real Madrid de Vicente del Bosque é o campeão europeu em título e prepara-se para ganhar a Liga espanhola desse ano. É a época de estreia de Figo, actual Bola de Ouro. O Osasuna luta para evitar a despromoção, com Nuno Espírito Santo na baliza. É ele o actual detentor do prémio Zamora, atribuído ao guarda-redes menos batido – neste caso, o da 2.ª divisão da época anterior.
O jogo da primeira volta, em Pamplona, é tricky. Nuno é expulso com vermelho directo e Figo abre o caminho para a vitória apertada por 3:2, na ressaca da perda da Taça Intercontinental para o Boca Juniors, em Tóquio. Na segunda volta, a história é diferente. A começar pelo resultado, 1:1.
Aos 40 minutos, o Bola de Ouro 2000 e o Zamora 2000 esgrimem argumentos à distância de 11 metros. Como se fosse uma cena de tiroteio no faroeste, ao por de sol. O Osasuna ganha 1:0, graças ao golo de Alexis (36’). Figo parte para a bola e falha a baliza. Nuno rejubila, claro. O 1:1 final é de Raúl, já na segunda parte (53’). No final da época, o Real Madrid é campeão com sete pontos de avanço sobre o Deportivo, enquanto o Osasuna salva-se com o 1:0 em San Sebastian.