Great Scott #187: Único guarda-redes mundial a marcar por seis clubes?
Higuita
José René Higuita Zapata é o nome completo de uma figura irrepetível do futebol mundial. A facilidade em jogar com os pés, a liberdade em campo, o conhecimento total da baliza. Higuita é um guarda-redes de corpo inteiro, com alma de avançado. Daí que se aventure com a bola nos pés num tempo em que ainda é permitido o atraso para o guarda-redes.
Para Higuita, a magia do guarda-redes é impedir o golo e ainda a marcação do golo propriamente dito, na baliza adversária. Há muitos. Quase todos da América do Sul. Além de Higuita, temos um brasileiro (Rogério Ceni) e um paraguaio (José Luis Chilavert). Todos eles acumulam mais de 50 golos na carreira, entre livres directos e penáltis.
Também há excêntricos na Europa, atenção. Como o búlgaro Ivankov (Levski Sofia) e o alemão Butt (Hamburgo), ambos com golos na UEFA. Neste caso, sempre de penálti. O que faz então Higuita de tããããão especial? É o único a marcar de penálti, livre directo e de baliza a baliza. E ainda é o único por seis clubes, sem esquecer a selecção (sete, portanto). Génio e figura, eis Higuita. Na Colômbia, marca por Atlético Nacional (30 golos), Independiente Medellín (4), Real Cartagena (2), Bajo Cauca (1, é o tal de baliza a baliza) e Deportivo Rionegro (1). Aventura-se igualmente no México, através do Veracruz (2). Pela selecção, três golos. Um vs Finlândia, outro vs Peru e ainda um terceiro, em plena Copa América, vs Venezuela em 1989.