Great Scott #217: Quem é o primeiro português a marcar a Iker Casillas?
Lourenço
É a magia da Meridien Cup, um torneio mundial sub17. Em 1999, o país anfitrião é a África do Sul e a única sede é a Cidade do Cabo.
Na fase de grupos, Portugal começa mal, muito mal, e apanha 3:0 do Gana. Antes do apito final, o francês Stéphane Bré expulsa Lourenço com duplo amarelo. Afastado do jogo seguinte (Itália 2:2, golos de Manuel Vieira e Ricardo Costa), o bom do Lourenço volta ao onze na última jornada, vs Nigéria. Outro 2:2, com Miguel Barros e Pedro Oliveira a golearem.
Dois empates é o suficiente para selar o apuramento rumo à meia-final, no dia 4 Fevereiro. O árbitro volta a ser o francês Bré e Lourenço já está prevenido. A equipa nacional apresenta Moreira (Salgueiros); Pedro Costa (Boavista), José Domingos (Sporting), Ricardo Costa (Boavista) e Pedro Oliveira (Boavista); Cândido Costa (Benfica), Manuel Vieira (Porto), Jorge Ribeiro (Benfica) e Hélder Ramos (Benfica); Vítor Lima (Vitória SC) e Lourenço (Sporting).
Ao intervalo, 1:0. Golo de Lourenço. Uauuuuu. Na baliza, Casillas. Esse mesmo, o famoso Iker. Na segunda parte, a Espanha arrasa com Aganzo, Trashorras e Aganzo. Acaba 3:1 e vamos discutir o 3.º e 4.º lugares vs Egipto. Damo-nos bem nos penáltis (3:1) após o teimoso nulo. Seja como for, Lourenço é o primeiro português a enganar Iker. O segundo é Sá Pinto (2000, José Alvalade) e o terceiro é Jorge Costa (2002, Montjuic). Só depois é aquele de Nuno Gomes (2004, José Alvalade).