Great Scott #225: Quem marca o primeiro golo olímpico em Mundiais?

Great Scott Mais 02/15/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #225: Quem marca o primeiro golo olímpico em Mundiais?

Magriñá

O Mundial 1938 é o último antes da 2.ª Guerra Mundial e realiza-se em França, com uma série de peripécias. Como a FIFA passa a perna à sua ideia de rotatividade entre Europa e América como país organizador, na sequência de Uruguai, Itália e França, a esmagadora maioria das selecções americanas boicotam o torneio. Só escapam Brasil e Cuba, indiferentes ao protesto continental das federações CONMEBOL e CONCACAF.

Seja então, é a estreia de Cuba em Mundiais. E, ao mesmo tempo, a última participação. O sorteio dá Cuba vs Roménia, em Toulouse. No dia 5 Junho 1938, as duas equipas entram em campo para um jogo histórico. Bindea marca para a Roménia e Socorro empata à beira do intervalo, após cruzamento de Magriñá.

É este o homem do jogo como autor do primeiro golo olímpico em Mundiais – o segundo, e último, é do colombiano Coll vs URSS no Chile-1962. O guarda-redes Pavlovici posiciona-se mal entre os postes e sofre o golo inédito. A Roménia empataria aos 88’. No prolongamento, mais um golo para cada lado. A eliminatória só se decide três dias depois, com vantagem para Cuba. Na fase seguinte, a Suécia goleia os centro-americanos por 8:0. Seja como for, Cuba ainda é detentora do recorde da melhor participação de uma selecção do Caribe em Mundiais. E, claro, a pioneira a marcar um golo de canto directo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *