Great Scott #257: Primeira final da Taça UEFA com dois despromovidos da Liga dos Campeões?
Galatasaray vs Arsenal
Eu desvirtuo, tu desvirtuas, eu desvirtuo, tu desvirtuas. É a dança entre a FIFA e a UEFA na descredibilização do futebol. No final dos anos 90, alguém se lembra de acabar com a Taça das Taças, esticar a Taça dos Campeões ao estilo Libertadores com fases de grupos e renomeá-la Liga dos Campeões. Depois, como se isso não fosse pouco, os terceiros classificados da fase de grupos dessa Liga dos Campeões transitam para a Taça UEFA. É o fungagá da bicharada.
A final da Taça UEFA com despromovidos da Liga dos Campeões é em 2000, o chamado bug do milénio. De um lado, Galatasaray. Do outro, Arsenal. Honra lhe seja feita, a carreira do Galatarasay é mais vistosa. Na fase de grupos, ganha os dois jogos vs Milan, o último deles em Istambul e nos descontos (penálti de Ümit, 3:2) a garantir o acesso à Taça UEFA.
Em Copenhaga, zero-zero ao fim dos 120 minutos. Nos penáltis, Suker atira ao poste e Vieira à barra. Ganha o Galatasaray, 100% eficaz. Acaba antes de tempo, 4:1. É o primeiro título europeu da Turquia. Para Wenger, é a segunda final europeia perdida, a juntar àquele 2:0 do Werder Bremen vs Monaco na Luz para a Taça das Taças 1992. A saga do francês escreveria outro episódio negativo, o da perda da final da Liga dos Campeões 2006, vs Barcelona. É galo.
Outros casos
2002 Feyenoord 3:2 BVB
2009 Shakhtar 2:1 Werder Bremen
2013 Chelsea 2:1 Benfica