Great Scott #265: Último pódio de F1 com uma só nacionalidade?

Great Scott Mais 04/12/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #265: Último pódio de F1 com uma só nacionalidade?

São Marino, 1983

É um domingo cheio de incidências desportivas, o 1.º de Maio 1983. Nos futebóis, o Farense empata 1:1 em Elvas e sobe à 1.ª divisão, o Athletic Bilbao sagra-se campeão espanhol com 5:1 ao Las Palmas, o Ajax festeja o título holandês com 3:3 vs Feyenoord no De Meer. No andebol, o Benfica ganha 25:23 vs Belenenses no Restelo e vence o campeonato nacional a uma jornada do fim.

E na Fórmula 1? Acontece o impensável no GP São Marino, com a vitória de Patrick Tambay, ao volante de um Ferrari. O francês é ultrapassado pelo italiano Riccado Patrese (Brabham) a seis voltas do fim e nunca mais o vê. Eis que Patrese, (re)conhecido pela condução insistentemente agressiva, ao estilo do suíço Clay Regazzoni, trava tarde demais na chicane da Acque Minerali, e disso se aproveita Tambay para recuperar o primeiro lugar até ao fim das 60 voltas.

Curiosidade xxl, é a última vitória de um Ferrari em Imola até 1999 (Michael Schumacher). Mais extraordinário ainda é o resto do pódio, com Alain Prost (Renault) e René Arnoux (Ferrari). Em comum, todos pertencem ao mesmo país. Daí a Marselhesa alto e bom som, acompanhada pela esvoaçante bandeira da França. Os outros dois franceses do circuito têm sortes distintas. Jacques Lafitte (William-Ford) acaba em 7.º, Jean-Pierre Jarier (Ligier-Ford) nem isso, com desistência à 39.ª volta.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *