Great Scott #270: Primeira selecção a usar números nos calções durante o Mundial?

Great Scott Mais 04/19/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #270: Primeira selecção a usar números nos calções durante o Mundial?

Marrocos 1970

A qualificação africana para o Mundial-70 reúne 13 selecções. A FIFA analisa-as todas e rejeita as inscrições de Zaire mais Guiné Conacri. Onze, portanto. E só um lugar disponível na fase final, no México.

Na primeira ronda, Marrocos casa com Senegal. Em Casablanca, 1:0. Em Dacar, 2:1. Empatados em golos, há necessidade de um terceiro jogo, em Las Palmas, com o árbitro espanhol Gaspar Pintado. Golos de Bamous e Hafnaoui garantem o tranquilo 2:0.

Na segunda eliminatória, Marrocos encontra Tunísia. Há um duplo 0:0, com prolongamento em Casablanca e tudo. E agora? Terceiro jogo, em campo neutro. Escolhe-se Marselha, com o árbitro francês Michel Kitabdjian. Outro empate (2:2), outro prolongamento. Isto só vai lá com moeda ao ar. O franco francês do árbitro garante Marrocos no triangular final, juntamente com Nigéria e Sudão.

Com duas vitórias em casa (2:1 vs Nigéria e 3:0 vs Sudão) mais um empate fora (0:0 vs Sudão), o quarto e último jogo da fase de grupos já é inútil. Ganha-o a Nigéria por 2:1, em Ibadan, celebra Marrocos a qualificação para o Mundial. Inédita, já agora. Aliás, os estreantes desses Mundial são Marrocos (única selecção africana), Israel (única selecção asiática) e El Salvador (única apurada da CONCACAF, além do anfitrião México). Todos eles acabam em último lugar dos respectivos grupos. Marrocos é especial. Porque passa pouco mais de meia hora em vantagem vs RFA (do 1:0 de Jarir até ao 1:1 de Seeler) e porque é a primeira selecção de sempre a usar números nos calções.

Nas competições da UEFA, é o Celtic o pioneiro, aquando da final da Taça dos Campeões 1967 vs Inter, no Jamor. No Mundial, é a selecção de Marrocos. Se o calção é branco (1:2 vs RFA e 1:1 vs Bulgária), o número é verde. Se o calção é verde (0:3 vs Peru), o número é branco. Maravilha.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *