Great Scott #272: Único árbitro português a apitar Maradona?

Great Scott Mais 04/21/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #272: Único árbitro português a apitar Maradona?

Carlos Valente

De 1981 até 1994, Carlos Valente apita 171 jogos na 1.ª divisão. Começa em Portimão (vitória do Rio Ave de Mourinho por 1:0), acaba na Luz (0:0 entre Benfica e Vitória SC na festa do título de campeão).

Finais da Taça de Portugal, uma. Aquela em 1987, quando Diamantino marca dois belíssimos golos a Damas e o Benfica celebra a dobradinha em ano de título europeu para o Porto.

Lá fora, Valente é homem de Mundiais. Só Mundiais, nada de Europeus. Falamos da categoria masculina. Se formos para a feminina, Valente apita a final do Euro 1989 entre a anfitriã Alemanha e Noruega (4:1), em Osnabrück.

Recuemos. Só Mundiais, nada de Europeus. Começa em 1986 (França vs Hungria) e acaba em 1990 (Itália vs Irlanda). Pelo meio, o Argentina vs Roménia. Onde? San Paolo, Nápoles. Se é para apitar Diego que seja na sua casa. O jogo é monótono, acaba 1:1. Golos de Monzon e Balint. E amarelos? Cinco, para Lacatus, Hagi, Lupescu, Batista e Serrizuela. Nenhum (queixam-se os jornalistas argentinos e espanhóis) a Rotariu, que persegue Diego por todo o campo e massacra-o bastante.

No final, o seleccionador romeno Emerich Jenei critica Valente. ‘Não compreendo a mania de proteger as vedetas, como Maradona. Tem sido uma constante neste Mundial. Por outro lado, o árbitro mostrou um cartão a Lacatus que o priva de jogar nos oitavos-de-final.’

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *