Great Scott #279: Único campeão mundial de F1 por quatro equipas?
Juan Manuel Fangio
Maradona, cinco Mundiais e um título. Messi, quatro Mundiais e zero títulos. Juan Manuel Fangio, oito Mundiais, cinco títulos. Aí está ele, o único pentacampeão da Fórmula 1 por quatro equipas. É obra.
A aventura arranca em 1951. Ao volante de uma Alfa Romeo, ganha três corridas das oito e termina o Mundial com nove pontos de avanço sobre Ascari (Ferrari). Em 1954, nove corridas traduzem-se em seis vitórias, duas pela Maserati e quatro pela Mercedes. O resultado é o título à frente do compatriota Froilán González.
No ano seguinte, em 1955, o argentino sagra-se tri, agora pela Mercedes, com quatro vitórias em sete GP. O inglês Stirling Moss nem lhe faz sombra (23 pontos contra 40). Passa um ano e mais do mesmo. Em 1956, a Ferrari contrata-o e Fangio vence o Mundial na época de estreia, com apenas três vitórias em oito corridas – cinco pontos de avanço sobre Moss.
Para acabar o baile, em 1957, de regresso aos italianos da Maserati, mais uma época gloriosa com quatro vitórias e seis pódios em sete GP. No total, 40 pontos contra 25 de Moss.
Génio e figura.