Great Scott #280: Em que dia Valentim Loureiro anuncia Chalana no Boavista na RTP?
8 Abril 1984
Que domingo. À tarde, o Benfica dá mais um passo firme rumo ao título de campeão nacional com a vitória tangencial sobre o Boavista por 1:0. Golo de Manniche aos 33 minutos. Na retina, um penálti falhado por Nené ao poste e uma perdida inacreditável de Vitorino em cima da linha de golo, já sem Bento na baliza e após cruzamento sensacional do ainda mais sensacional João Alves. O número 10 boavisteiro faz um Bryan Ruiz, acontece a todos.
À noite, Domingo Desportivo com um convidado especial chamado Valentim Loureiro, presidente do Boavista. A espectativa é muita, porque Valentim promete levar os reforços até então desconhecidos aos estúdios da RTP no Lumiar, ali paredes meias com o restaurante Magriço.
Valentim, como é seu timbre, fala alto e bom som. E dá como certos quatro jogadores mais o treinador para a época 1984-85. Muito bem, ouçamo-lo. ‘Chalana, Filipovic e Padinha, do Benfica, e José Rafael, do Farense, vão ser jogadores do Boavista a partir do dia 1 Agosto. Todos assinaram por duas épocas e todos vão estar às ordens de Mário Wilson.’ Quando questionado sobre a ausência in loco dos reforços, a resposta pronta. ’Não tiveram a coragem de vir, especialmente Chalana sofreu muitas pressões depois do jogo de hoje.’
Mais à frente, Valentim também fala abertamente de outro clube. ‘O Sporting também está a fazer investimentos na equipa e, dentro de dias, haverá grandes revelações em Alvalade.’
Ora bem, vamos lá aos factos: Filipovic e José Rafael assinam realmente pelo Boavista; já Padinha mantém-se no Benfica e Chalana aventura-se para o Bordéus, à conta das fintas mirabolantes no Euro-84. Ah é verdade, Mário Wilson também assina. E é substituído no cargo de treinador por João Alves em Março. Quanto ao Sporting, o Verão é realmente quente com as chegadas dos portistas Jaime Pacheco e Sousa. A astúcia do presidente João Rocha surpreende o FC Porto, cuja resposta é roubar Futre.