Great Scott #281: Primeiro jogo entre selecções árabes no Mundial?
1994, Arábia Saudita 2:1 Marrocos
O Mundial-94 ainda hoje é recordado como um dos melhores de sempre, com muito público nas bancadas, recordes aos montes (cinco golos de Salenko num jogo, Milla o mais velho goleador de sempre), jogos do bom e do melhor (à excepção da final, claro, a primeira sem golos de parte a parte) e selecções surpresa como a Suécia mais a Bulgária, terceira e quarta classificadas. Além do episódio de Diego, excluído ao fim de dois jogos por acusar positivo num controlo anti-doping.
Tudo isso é muito bonito e dá pano para mangas, só que a pergunta é muito explícita e tem a ver com países árabes. O sorteio junta dois representantes da UEFA (Holanda e Bélgica) a um da CAF e outro da AFC. Na segunda jornada desse grupo F, encontram-se Arábia Saudita e Marrocos no estádio do Giants em Nova Iorque, a 25 Junho, pelas 1230 locais.
Com o sol a pique e pouco mais de 72 mil espectadores, a Arábia é apenas a segunda selecção asiática a ganhar um jogo do Mundial, após o histórico 1:0 da Coreia do Norte vs Itália em 1966. A vitória começa a desenhar-se com um penálti de Naybet sobre Al-Jaber e convertido pelo próprio Al-Jaber. Os marroquinos reagem à desvantagem e empatam por Chaouch na sequência de uma brilhante jogada de Bahja pela esquerda. No fim da primeira parte, o guarda-redes e capitão Azmi calcula mal um remate forte de Anwar e está feito o 2:1 final. Ganha a Arábia o primeiro duelo entre árabes em Mundiais. Um resultado que lhe dá confiança para o jogo seguinte, 1:0 vs Bélgica (aquele golo maradoniano de Owairan).