Great Scott #289: Único clube inglês a descer de divisão como campeão em título?
Manchester City
O futebol inglês é pródigo em situações bizarras. Veja-se o caso do Leicester, o maior campeão out of the blue de sempre, em 2016. Muitos, muuuuuuitos anos antes, ainda no século passado, o Manchester City comete a singular proeza de descer à 2.ª divisão uma época depois de se sagrar campeão.
Acontece em 1936-37. O título de campeão inglês, queremos dizer. O arranque é tudo menos famoso, 0:2 em Middelsbrough. Seguem-se duas vitórias seguidas até se iniciar uma sequência de sete jogos sem qualquer alegria, entre cinco empates e duas derrotas. Até ao final da primeira volta, o City mais se parece como uma montanha russa: tanto pode acumular quatro vitórias seguidas como apanhar duas goleadas chapa 5 em cinco dias (5:1 vs Sheffield Wednesday, 5:3 vs Grimsby Town).
É precisamente esse 5:3 o último resultado negativo, para a 20.ª jornada. A partir daí, o City faz 37 pontos (15 vitórias, 7 empates) e vence o seu primeiro campeonato inglês, com 107 golos marcados. Há quatro goleadores por excelência, com dois dígitos: Doherty (30), Brook (20), Tilson (15) e Herd (15). Na classificação, o segundo classificado é o Charlton, a três pontos, e o penúltimo é o Manchester United. Imagino a risota entre os adeptos do City.
(…)
Um ano depois, imagino a risota entre os adeptos do United: promovidos à 1.ª divisão, na qualidade de vices da 2.ª, assistem à queda abrupta do arqui-rival. O City desce? Yes sir, com pompa e circunstância. Digo isto porque o City acaba com o melhor ataque do campeonato (80) e ainda a maior goleada fora (7:1 vs Derby). Se a isso acrescentarmos, resultados gordos em casa como 7:1 (WBA), 6:2 (Leeds) e 6:1 (Derby). É a loucura. Afinal, o que dizer de um campeonato com 16 pontos de diferença entre o primeiro e o último.