Great Scott #323: Primeira equipa portuguesa na Taça dos Campeões (hóquei em patins)?
CUF
Na primeira edição da Taça dos Campeões, em 1965, quatro participantes e nenhum de Portugal. A federação internacional convoca os campeões de Itália, RFA e França mais o representante espanhol, através do vencedor da Taça Generalíssimo. Na final, o Voltregà arruma o Candy Monza com duas vitórias (6:2 fora, 3:1 em casa).
Na segunda edição, aí sim, já entra Portugal. Mais a Suíça. O nosso enviado-especial, por assim dizer, é a CUF. Campeã nacional à frente de Oeiras, Campo de Ourique e Benfica, à equipa do Barreiro sai-lhe o Reus. Por acordo dos clubes, os dois jogos fazem-se em Reus, nos dias 8 e 11 Dezembro 1966.
A estreia é caricata pela falta de comparência do árbitro francês Bernada. À pressa, o comité decide-se pelo espanhol Palau, elogiado pelos cufistas antes e depois do jogo, ganho pelo Reus por 3:1. Ao intervalo, já há 2:0. No recomeço, Sabaté assina o hat-trick e só depois é que o capitão Martins deixa a sua marca como autor do primeiro golo português na Taça dos Campeões. Coincidência, a CUF nunca mais é campeão nacional nem participa na Taça dos Campeões. Para a história, eis o histórico cinco: Carlos Soares; Joaquim Manuel, José Manuel, Leonel e Martins (cap).