Great Scott #342: Primeiro internacional AA pela Académica?

Great Scott Mais 07/28/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #342: Primeiro internacional AA pela Académica?

Alberto Gomes

Há nomes e nomes na história de qualquer clube. Do mais recente ao mais antigo. No caso da Académica, o nome Alberto Gomes exagera no protagonismo. Minhoto de Monção, a sua vida como extremo-direito começa no Académico do Porto e participa no primeiro campeonato nacional da história, o de 1934-35.

A transferência para a Académica dá-se em 1937 e Alberto Gomes marca na estreoia oficial, vs Leixões, para a primeira jornada da 1.ª divisão. Dois anos depois, ei-lo a marcar um dos golos na primeira final da Taça de Portugal, em 1939, vs Benfica (o seu remate significa o momentâneo 2:1, acaba 4:3 para a Académica).

No ano seguinte, em 1940, é chamado à selecção nacional pelo inimitável Cândido de Oliveira e é titular no Parque dos Príncipes, ao lado de Peyroteo, autor dos dois golos da derrota por 3:2. Nunca um jogador da Académica fora internacional. Em 1942, novamente pela mão do seleccionador Cândido de Oliveira, a Académica marca o primeiro golo na selecção. Alberto Gomes, pois está claro. É dele o 1:0 vs Suíça, nas Salésias. Como se isso fosse pouco, Alberto Gomes colecciona mais umas alegrias. É seu o 2:1 decisivo vs Portimonense na subida à 1.ª divisão, como jogador-treinador em 1949. Um ano depois, a Académica é campeão nacional de juniores, 2:1 vs Benfica no Lumiar. Treinador dessa epopeia? Ya, Alberto Gomes. Que craque.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *