Great Scott #355: Quem marca o único ensaio de Portugal no Mundial de râguebi 2007?
Rui Cordeiro
O palco é Lyon, o evento o Mundial de râguebi, o ano 2007. As equipas entram no Estádio Gerland às 11h53 e ouve-se o hino neozelandês mais o português. Segue-se o famoso haka antes do pontapé de saída de Gonçalo Malheiro. Aos três minutos, 5-0 por Rokocoko. Aos 20′, a primeira alegria nacional com um pontapé de ressalto de Gonçalo Malheiro a estabelecer o resultado em 12-3. A Nova Zelândia acusa o golpe, sort of speak, e atira-se a Portugal até ao intervalo (52-3).
No reinício, carreeeeeeega Portugal. Ensaio de Rui Cordeiro (com necessidade de vídeo-árbitro) e pontapé de conversão de Mateus (52-10). É um momento irrepetível do râguebi português, que classe. A Nova Zelândia acorda para a vida e acumula mais cinco ensaios (94-10). De repente, a seis minutos para o fim, Duarte Cardoso Pinto reduz para 94-13 e renasce a esperança. De acabar o jogo com menos de 100 pontos sofridos. Em vão, dois ensaios de Hayman e Smith mais as conversões de Evans transformam o resultado em 108-13.
Calma aí, rapazes, ainda falta o terceiro tempo. Ah poizeeeee, os suplentes das duas equipas desafiam-se para um jogo de futebol e aí a vitória é portuguesa, com certeza (3-1).
Rui Cordeiro
Boa tarde Rui, permite-me a correção!!!! Eu marquei o ensaio contra a Nova Zelândia mas Portugal também marcou contra a Escócia (Pedro Carvalho), contra a Itália (David Penalva) e contra a Roménia (Joaquim Ferreira). Marcámos ensaios em todos os jogos, o que para primeira presença é de louvar!!!! Desculpa-me a correção mas seria injusto para todos os que lá andámos!!! Um grande abraço
Rui Cordeiro
Muito obrigado pela menção!!!! O rugby português e o desporto nacional precisam destes “alembramentos” que tão bem fazes!!! Abraço