Great Scott #356: Único treinador português a chegar à final da Taça das Caraíbas?

Great Scott Mais 08/17/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #356: Único treinador português a chegar à final da Taça das Caraíbas?

Eurico Gomes

Inédito, impressionante, Eurico é campeão nacional pelos três grandes. Inédito, impressionante, Eurico é bicampeão nacional pelos três grandes. Merece uma estátua. Diz o currículo, e Bobby Robson.

Como treinador, é campeão da 2.ª Honra pelo Tirsense em 1994. O título é festejado a uma jornada do fim, em Espinho (0:0). O goleador de serviço é Caetano, com 10 golos. Seguem-lhe-se Marcelo (9) e Rui Manuel (8). Na época seguinte, o Tirsense faz 34 pontos em 34 jornadas na 1.ª divisão e acaba em oitavo lugar. Marcelo faz 17 e assina pelo Benfica.

E Eurico? Volta à 2.ª Honra, pela Académica, e ainda volta ao Tirsense, sem evitar a descida de divisão. Em 1997, decide-se pelo estrangeiro e agarra o convite da selecção de São Cristóvão e Névis, organizadora da Taça das Caraíbas, rampa de lançamento para a Gold Cup.

Na qualidade de anfitrião, Eurico faz bonito e acumula duas vitórias na competição, algo nunca visto e jamais repetido na história de São Cristóvão e Névis. A estreia é inspiradora, 2:0 vs Martinica. Dois dias depois, apanha 3:0 de Trindade e Tobago. Mesmo com diferença negativa de golos, a selecção de Eurico avança para a ½ final e encontra o vencedor do grupo A.

No dia 10 Julho, há 0:0 ao intervalo. Aos 51’, o defesa Modeste marca para Grenada. O Estádio Warner Park entra em silêncio. A quatro minutos do fim, uma erupção de alegria. Grumbs empata e, já no prolongamento, fixa o 2:1 de penálti. Daí a um ano, Grumbs aterra em Portugal para representar o Felgueiras. Em vão, nem um jogo para amostra. Daí a quatro anos, marca três golos em oito jogos pelo Palmeiras.

Pela primeira vez na final, São Cristóvão e Névis viaja para fora do país. A Taça das Caraíbas é organizada em conjunto com Antígua e Barbuda, onde Trindade e Tobago está à espera na sequência da vitória por penáltis vs Jamaica. A decisão é no dia 13 e é de sentido único. Vira aos dois, acaba aos quatro. Seja como for, Eurico é vice-campeão. Eeeeep eeeep uraaaaay.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *