Great Scott #410: Primeiro português a sagrar-se campeão no estrangeiro no século XXI?

Great Scott Mais 11/01/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #410: Primeiro português a sagrar-se campeão no estrangeiro no século XXI?

Mário Silva

O início é simplesmente assustador. O Nantes perde 2:0 em casa com o Lens e arranca a 1.ª divisão francesa 2000-01 em último lugar. Sucedem-se três vitórias consecutivas e, depois, mais do mesmo, com seis jornadas sem uma alegria entre três empates e três derrotas.

Pelo meio, a 6 Setembro, o momento mais sombrio da época na recepção ao Bordéus. Vem aí Pauleta, contratado ao Deportivo no último minuto do mercado, e o jornal Record telefona a Mário Silva para saber dos pormenores defensivos do Nantes para travar o avançado em estreia. ‘Estamos todos preparados, já lhes falei do Pauleta e não vai haver surpresas.’

Pois não, claro que não. Pauleta 0:1 aos 24’. Pauleta 0:2 aos 43’. Pauleta 0:3 aos 60’. A primeira hora de Pauleta em França é um festival de bola. Até ao fim do jogo, o Bordéus marca mais dois golos por Wilmots e Laslandes. Que festival. E o Nantes? Sem moral nenhuma. Por enquanto. Dêem-lhe tempo. Ao treinador Raynald Denoueix, bicampeão francês pelo Nantes com jogador em 1973 e 1977 e depois responsável pelo departamento de formação, onde descobre figuras do alto como Deschamps e Desailly.

No cargo de treinador da equipa principal desde 1997, Denoueix evolui em todos os sentidos e a época 2000-01 é um claro exemplo. Veja-se bem, 19 dos 24 jogadores pertencem à escola de formação. Divinal, de sonho. Fora do sistema, Ziani, Armand, Laspalles, Moldovan e, óbvio, Mário Silva.

Na liga mais democrática de que há memória, com sete líderes (Marselha, Bastia, Bordéus, Lens, Lille, PSG e Sedan), o Nantes é o oitavo e último clube a colar-se no primeiro lugar. Estamos na jornada 22. Uma derrota em Lyon à 24.ª é sinónimo de descida ao segundo, a que se segue uma sequência de seis vitórias seguidas. A sétima sela o título, a 12 Maio 2001, em casa vs St Étienne, já despromovido. Um golo madrugador de Vahirua aos 9’ garante a festa de arromba, primeiro no relvado, depois na cidade, mais tarde numa discoteca da cidade – curiosamente, Vahirua havia sido também o autor do golo decisivo na época anterior vs Le Havre para evitar a descida à 2.ª divisão.

Com o melhor ataque (58) e a defesa menos batida (36), o Nantes é ainda a equipa mais disciplinada da 1.ª divisão (43 amarelos, um vermelho). O nosso embaixador é Mário Silva, lateral-esquerdo com 1264 minutos espalhados por 19 jogos (14 como titular) e segundo português a sagrar-se campeão francês um ano depois de Costinha pelo Monaco.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *