Great Scott #412: Quem marca o golo solitário do Portugal vs Brasil em 1980?

Great Scott Mais 11/03/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #412: Quem marca o golo solitário do Portugal vs Brasil em 1980?

Paulo de Carvalho

Avante, 1980. Um calor dos ananases. Em Julho, sábado, dia 12, uns craques acotovelam-se no Pavilhão do Clube Atlético de Campo de Ourique para uma peladinha de 60 minutos. De um lado, Portugal. Do outro, Brasil. Música, maestro.

Como é que é? Ah pois, a equipa portuguesa joga com os músicos Fernando Tordo à baliza mais Paulo de Carvalho, José Jorge Letria e Fana. Prontíssimos para entrar em acção, os actores Rui Mendes e Manuel Mendonça, os jornalistas José Martins, Mário Moura, Eugénio Alves e Ribeiro Cardoso, o produtor cinematográfico Hugo Lourenço e o publicista João Rodrigues. Pelo Brasil, com camisola amarela e calções pretos, o capitão Chico Buarque lidera Magro, Rui Aquiles, Milton (MPB 4), Firmino (percussionista), Ricardo (guitarrista), Elsio (baterista), Luís (pianista) e Zé Carlos (saxofone).

Prometido o jogo na véspera, durante uma conversa com jornalistas no Teatro Aberto, uns telefonemas chegam e sobram para organizar o Portugal vs Brasil antes de actuação na festa do Avante. O clássico é disputado ao detalhe, com Tordo a encher a baliza e Paulo de Carvalho a marcar o golo solitário perto do intervalo com um remate rasteiro e cruzado, sem hipótese para Magro.

Em desvantagem, o Brasil carrega fundo à procura do empate. Tordo faz-se dono e senhor da baliza. É substituído uns minutos pelo jornalista Edite Esteves e a toada mantém-se inalterada. Tanto um como outro defendem tudo e tiram Chico do sério. Aos 60 minutos, fim de papo. Ganha Portugal, golo de Paulo de Carvalho. No dia seguinte, o Brasil goleia com o show de Chico no Alto da Ajuda.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *