Great Scott #437: Quem marca o primeiro golo do Kuwait pós-guerra em 1991?

Great Scott Mais 12/10/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #437: Quem marca o primeiro golo do Kuwait pós-guerra em 1991?

Milla

Agosto 1990. Ainda estamos a secar as lágrimas de Gascoigne e Maradona do Mundial italiano e já estamos a apanhar com a primeira guerra em directo na televisão, a do Golfo, por culpa da invasão do Iraque de Saddam Hussain ao Kuwait.

A movida é intensa e a ONU reage com energia ao movimento. EUA, França e Reino Unido unem tropas para expulsar as forças iraquianas, algo que acontece meio ano depois, em Fevereiro 1991. Nesse período, há canais televisivos em nítido crescimento, como Peter Jennings (ABC), Dan Rather (CBS), Tom Brokaw (NBC) mais o trio da CNN (John Hollimann, Peter Arnett, Bernard Shaw). Por cá, Artur Albarran pela RTP.

Acaba a guerra, retoma-se a vida normal. No Kuwait, o futebol só avança no final de 1991 e a convite do Egipto para um particular no Cairo a 1 Dezembro. No Estádio Nacional, onde jogam Al Ahly e Zamalek para as provas africanas, 25 mil pessoas assistem ao regresso do Kuwait. À falta de jogadores, e também para cativar a imprensa internacional, a selecção do Kuwait chama o homem do momento, o avançado mais temível do Mundial-90.

Toto? Nem pensar, Schillaci é fogo de vista. O avançado a sério, capaz de tudo e mais alguma coisa, é Roger Milla. O camaronês aceita o ilustre convite e veste a camisola 9. Passa um minuto de jogo. Dois. Três. Quatro. Tauuuuuuu, golo de Milla. O homem é insaciável, puxa vida. O Kuwait aguenta a vantagem até aos 40’, altura em que Ismail Youssef empata e fixa o resultado. Para a história, mais uma aventura bem-sucedida de Milla.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *