Great Scott #451: Quem ganha o Paris-Dacar por moeda ao ar?
Ari Vatanen
De um lado, o belga Jackie Ickx, seis vezes campeão das 24 horas de Le Mans entre 1969 e 1982 e vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1969 e 1970. Do outro, o finlandês Ari Vatanen, campeão mundial de ráli em 1981. Os dois jogam na mesma equipa da Peugeot Talbot chefiada pelo francês Jean Todt para o Paris-Dacar 1989 – é como se juntassem Ronaldo e Messi numa equipa treinada por Klopp. E agora?
O Paris-Dacar ganha ainda mais encanto. Como a dupla cedo se distancia dos demais concorrentes, a grande preocupação de Todt é alimentar os dois egos. Ickx, vencedor do Paris-Dacar em 1983 pela Mercedes, está ligeiramente à frente de Vatanen, vencedor do Paris-Dacar em 1987 pela Peugeot.
As etapas sucedem-se a um ritmo vertiginoso e tanto o belga como o finlandês deslumbram com conduções arrojadas. É o delírio da massa associativa, menos para Todt. A gestão dos egos dos pilotos dá-lhe a volta à cabeça e, a dois dias do fim, com medo de que a competitividade ainda acabasse por trair os louros da vitória antecipada, o homem decide-se por uma reunião a três.
Palavra puxa palavra, Todt saca de uma moeda de 10 francos franceses e decide o destino dos pilotos através do cara ou coroa. Vatanen pede cara, Ickx coroa. Ganha Vatanen, então o segundo classificado a 20 segundos de Ickx. Zero problemas para Ickx. ‘Disseram-me pormenorizadamente o que fazer, disseram-me que tinha de esperar que ele me apanhasse. Assim o fiz, e não tenho qualquer problema. Os interesses da equipa são mais importantes do que os meus.’
Na última etapa, Ari ganha com o tempo de 20 minutos e 53 segundos e assegura o título. Na classificação geral final, Vatanen acumula 26.20,40 horas e dá 3,44 minutos de avanço a Ickx. O terceiro é Patrice Tambay (Mitsubishi), a quase quatro horas. Ya, três horas, 55 minutos e 34 segundos. É dose, o avanço. Ganha a Peugeot, cujo orçamento para esse Paris-Dacar roça os seis milhões de euros, qualquer coisa como o montante de uma equipa de segundo plano de Fórmula 1 naquele tempo.