Great Scott #452: Único desempate de penáltis com clubes portugueses na UEFA em que falham os dois nº 10?
Nápoles vs Sporting
É a magia do sorteio. Sousa Cintra é o mais fanfarrão dos presidentes dos clubes portugueses e só pede o Atlético Madrid de Futre ou o Nápoles de Maradona. A UEFA faz-lhe a vontade e calha-lhe o Nápoles. É uma algazarra, só visto. Desde a chegada ao Aeroporto da Portela até ao jogo propriamente dito, Diego é sufocado por milhares de pessoas. Todas à procura do mesmo, um toque, um olhar, um sorriso.
Sem ritmo competitivo, Maradona veste o número 16 e começa do banco. Só entra na segunda parte para delírio da massa associativa. O resultado é nulo, acaba 0:0. Quinze dias depois, no San Paolo, já Maradona equipa-se com o 10 e é o capitão. O do Sporting chama-se Carlos Manuel, é o 6. A eliminatória prossegue sem golos. Já vamos 180 minutos de bola. Mais 30 do prolongamento.
Vamos para os penáltis. Começa melhor o Sporting, com Ivkovic a defender a bola de Crippa. No remate seguinte, Giuliano adivinha a ideia de Luisinho. Ou seja, 210 minutos de bola e dois penáltis depois, ainda 0:0. Porca miséria. É o brasileiro Careca quem solta o grito de golo, com a bola a embater na trave antes de entrar. Douglas faz 1:1, o suplente Mauro 2:1 e depois é o número 10 Marlon quem engana Giuliano mas atira ao poste. Nápoles em festa. O esquerdino Baroni alarga a distância, o suplente Cascavel reduz e vem aí o outro 10. Ivkovic sai da baliza e agarra Maradona pelo braço enquanto lhe diz algo. O árbitro afasta-os. Diego atira, Tomislav defende. Só falta Carlos Manuel e o seu remate é perfeito, rasteiro, encostado ao poste. Empate técnico na primeira série, agora é mata-mata.
Ferrara, ainda novinho, atira bem. Nápoles pressiona Gomes. E o avançado português atira forte, à barra. O Sporting está fora da Europa sem qualquer derrota nem golo sofrido. O Nápoles avança sem qualquer vitória nem golo marcado. É a magia do futebol.
4 Crippa (defesa de Ivkovic)
5 Luisinho (defesa de Giuliano)
9 Careca (1:0)
8 Douglas (1:1)
15 Mauro (2:1)
10 Marlon (ao poste)
6 Baroni (3:1)
15 Cascavel (3:2)
10 Maradona (defesa de Ivkovic)
6 Carlos Manuel (3:3)
2 Ferrara (4:3) 11 Gomes (à barra)