Great Scott #465: Quem é o segundo português a entrar no top 5 da Bola de Ouro?
Chalana
Michael Platini, o mundo a seus pés em 1984: campeão italiano e vencedor da Taça das Taças pela Juventus, melhor marcador da Serie A com 20 golos (mais que Zico) em 28 jogos e do Euro pela França com nove em cinco. De sonho, os números. Por isso mesmo, a eleição da Bola de Ouro promovida anualmente pela France Football é um passeio para o 10.
Dos 130 votos possíveis através de 26 jornalistas de toda a Europa, o bom do Platini acumula 128. Só dois países abdicam de Michel no primeiro lugar. Um é a Suíça, vota Tigana. Outro é Portugal, escolhe Rush (vencedor da Taça dos Campeões, com um golo ao Benfica nos ¼ final, e Bota de Ouro pelo Liverpool).
Platini 128, e os outros? Em segundo, Tigana com 57. A fechar o pódio, Elkjaer com 48. Em quarto, Rush com 44. E em quinto, Chalana. É verdade, o português contabiliza 18 votos, resultantes de um segundo lugar, três terceiros, dois quartos e um quinto. É o segundo português a aparecer no top 5 da Bola de Ouro, após Eusébio e antes de Futre.
O que faz Chalana em 1984? É campeão português pelo Benfica, com quatro golos vs Vitória FC (1:0 na Luz), Rio Ave (3:2 em Vila do Conde), Farense (7:2 em Faro) e Sporting (1:1 na Luz). Pela selecção, dá um bigode à concorrência no Euro à conta do seu futebol ziguezagueante. Faz os quatro jogos da campanha, embora se lesione antes dos 15 minutos na única vitória de Portugal, vs Roménia. De resto, é eleito o melhor em campo vs RFA, é da sua autoria a jogada pelo lado esquerdo para o momentâneo 1:0 de Sousa vs Espanha e é deu o duplo mérito de cruzar para o bis de Jordão na ½ final, vs França – atenção, um cruzamento com o pé direito e outro com o esquerdo.
A experiência do Euro é tão entusiasmante que o Benfica aceita a proposta do Bordéus no valor de 220 mil contos, quantia suficiente para fechar o Terceiro Anel, um sonho antigo do presidente Fernando Martins. Em França, a magia de Chalana demora a encantar os adeptos. Até porque se lesiona e só se estreia no final de Fevereiro, em Marselha.