Great Scott #478: Único lateral português com hat-trick por uma equipa estrangeira?
Milhazes
Milhazes, Carlos Alberto Lourenço Milhazes. Nascido e criado na Póvoa, faz-se lateral-esquerdo nas escolas do Varzim entre 1991 e 2000. Como bom filho da terra, chega à 1.ª divisão pelo Varzim em 2002 e despede-se dos relvados pelo Varzim em 2018. Pelo meio, uma série de aventuras em nove clubes, quatro deles no estrangeiro distribuídos por dois países (Roménia e Grécia).
Se a epopeia romena é de curta duração (2008-09), a grega dura cinco épocas e contabiliza um episódio único na história do futebol português. Na despedida pelo OFI Creta, a 11 Janeiro 2015, o bom do Milhazes lembra-se de marcar três golos, o primeiro de bola corrida, e na primeira parte, os outros dois de penálti, ambos na segunda. O hat-trick vale a vitória por 3:2 vs Kerkyra, em casa, para delírio dos adeptos. Acto contínuo, Milhazes transfere-se para o Levadiakos no mercado de inverno.
Então porquê? Salários em atraso. O OFI arranca essa época 20014-15 com Gattuso a treinador e o italiano faz de tudo para evitar uma debandada geral. O fazer de tudo é juntar 30 mil euros para pagar salários aos jogadores e ainda arranja oito mil para a viagem e dormida em Atenas, vs Panionios.