Great Scott #487: Primeiro português a falhar um penálti em jogos da UEFA?

Great Scott Mais 03/01/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #487: Primeiro português a falhar um penálti em jogos da UEFA?

Jaime Graça

A UEFA dá a volta ao texto em 1967 e alinha pela regra dos golos fora em detrimento de um terceiro jogo em campo neutro ou da moeda ao ar. A experiência só é válida nas duas primeiras eliminatórias da Taça dos Campeões 1967-68 e o Benfica faz parte dessa história com 1:1 em Belfast mais 0:0 na Luz.

Contra todas as expectativas, o Benfica sente dificuldades para eliminar a equipa norte-irlandesa. Ainda se vive a era Fernando Riera. Até final dessa época, o Benfica ainda acumula mais dois treinadores com Fernando Cabrita vs Vasas e Otto Glória vs Juventus e Man United (final em Wembley). Incrível, rodízio de três treinadores e toma lá uma final europeia.

Ora bem, de volta à primeira eliminatória e à primeira vitória portuguesa através da regra dos golos fora, é de bom tom enaltecer o poder de decisão de Eusébio. É seu o golo no Oval Stadium, onde George Best marca presença com todo o seu glamour, devidamente acompanhado por uma namorada. O estádio vai abaixo quando o sente a entrar na bancada central e o Glentoran enche-se de brio.

O Benfica sofre. Colrain assina o 1:0 aos 10 minutos e o empate só chega aos 85’, por Eusébio. Pelo meio, Jaime Graça comete a proeza de falhar um penálti, o primeiro de sempre de um português nas provas europeias. Defende-o Finley, aos 62’. E há uma história sobre o lance: a falta é sobre Eusébio (óbvio) e seria ele a avançar para a marca dos 11 metros. Acontece que a falta é dura e Eusébio cai desamparado. Quando se levanta e sente a cabeça a andar à roda, adopta a táctica do passa-ao-outro-e-não-ao-mesmo. Jaime Graça assume a responsabilidade, Finley adivinha-lhe os intentos.

Outros penáltis falhados por benfiquistas na UEFA

1989        Chalana vs Honved (ao lado)

1994        Paneira vs Parma (defesa de Bucci)

1998        Nuno Gomes vs PSV (defesa de Waterreus) 2012        Cardozo vs Spartak Moscovo (à barra)

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *