Great Scott #504: Primeiro a ganhar a Taça dos Campeões por dois clubes?
Malatrasi
Há jogadores e jogadores. Neste caso específico, só falamos dos jogadores com passado em Milão, tanto pelo Milan como pelo Inter. Veja só a constelação de craques entre Ibrahimovic, Seedorf, Ronaldo, Crespo, Panucci, Cassano, Balotelli, Baggio, Davids, Meazza, West, Bonucci, Helveg e por aí fora. Ao todo, 80. Desses, 33 passam directamente de um clube para o outro, como Nevio Scala. E esta hein?! Desconhecia também.
Adiante. De todos os 80 nomes, um há bem mais importante que todos os outros juntos. É Saul Malatrasi, campeão italiano, europeu e mundial por Inter e Milan. Vero. Malatrasi é o primeiro jogador de sempre a ganhar a Taça dos Campeões por dois clubes e o único a sagrar-se bicampeão nessas circunstâncias por clubes da mesma cidade.
A carreira de Malatrasi é um hino. Pela Fiorentina, ganha a Taça das Taças e a Taça de Itália, ambas em 1961, ambas ausente da final. Pela Roma, levanta a Taça de Itália 1964 (ausente da final). Pelo Inter, é bicampeão italiano, bicampeão mundial (ausente das finais) e campeão europeu (ausente da final, vs Benfica). Pelo Milan, é campeão italiano e vence a Taça das Taças em 1968, é campeão europeu em 1969 (presente na final, eeeep eeeep uraaayyyy) e campeão mundial em 1970 (presente na final). Em resumo, 12 títulos numa carreira a meio gás, prejudicado, digamos assim, pela sua polivalência. É o famoso tapa-buracos, um Bandeirinha italiano. Tanto joga a lateral como a central, como a líbero ou até a médio defensivo.