Great Scott #553: Primeiro golo de um asiático nas competições europeias?

Great Scott Mais 06/01/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #553: Primeiro golo de um asiático nas competições europeias?

Okudera

Taremi é o primeiro asiático a marcar na final da Taça de Portugal. E o primeiro a bisar. E o primeiro a falhar um penálti. Tudo no mesmo jogo, o 3:1 do FC Porto vs Tondela no Jamor. A reboque dessa estatística, quem é o primeiro asiático a marcar nas competições europeias?

Yasuhiko Okudera, um japonês de qualidade internacional. Figura destacada no Furukawa Electric (agora JEF United), é campeão japonês e vencedor da Taça do Imperador em 1976. Com golos e assistências de perder de vista, é eleito para o melhor onze da época.

No Verão seguinte, em 1977, o Furukawa faz um estágio na Alemanha e os gestos técnicos de Okudera passam pelos olhos de Hennes Weisweiler, treinador do Colónia. Nem pensar em deixá-lo voltar ao Japão e é assim que Okudera assina pelo Colónia.

Na primeira época, Okudera causa impacto como titular absoluto do campeão alemão. Verdade, o Colónia é campeão num campeonato de cortar a respiração. À partida para a última jornada, empate pontual entre Colónia e M’Gladbach, com vantagem de dez golos para o Colónia.

O clássico dos Borussias acaba 12:0 para o M’Gladbach, com cinco golos de Heynckes. O Colónia, esse, ganha 5:0 vs St Pauli, em Hamburgo. À sua conta, Okudera marca dois. Atenção, o Colónia já é nessa altura o vencedor da Taça da RFA, 2:0 vs Fortuna Düsseldorf. Dobradinha à maneira.

O Colónia entra na Taça dos Campeões e assusta a concorrências. Na ½ final, o Nottingham Forest recebe o Colónia para a primeira mão. Okudera começa do banco e só salta aos 80 minutos, já com 3:2 no marcador (o Colónia começa melhor, com 0:2).

No instante seguinte, um contra-ataque do Colónia é finalizado pelo número 14. Okudera recebe na meia-esquerda, flecte para a direita e arranca um pontapé fora da área. A bola vai na direcção de Shilton, o guarda-redes inglês solta um frango. Há um defesa do Nottingham com as mãos na cabeça e, atrás da baliza, adeptos reagem da mesma maneira. O Nottingham ganharia 1:0 em Colónia e passaria à final, vs Malmö.

Já Okudera faz carreira na Alemanha por mais dois clubes, primeiro o Hertha Berlim, onde conhece Otto Rehhagel, depois o Werder Bremen, treinado por Otto. Ao todo, 41 golos em 313 jogos espalhados por nove épocas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *