Great Scott #602: Primeiro a marcar penálti num desempate pela selecção portuguesa?
Pereirinha
Desempate por pontapés da marca de grande penalidade ou simplesmente penáltis é a fórmula de desempate instituída por UEFA e FIFA desde os anos 70 para substituir o lançamento da moeda ao ar ou simplesmente cara ou coroa.
Em Portugal, a prática só se inicia em Setembro 1978, por ocasião de um jogo de repetição da 1.ª eliminatória da Taça, entre Batalha e Vildemoinhos. Ganha o Batalha por 3:2. Isso é em matéria de clubes.
E a nossa selecção, como vai? Se incluirmos todos os escalões, o primeiro desempate é vs Áustria na qualificação para o Euro sub-18. E o primeiro português de sempre a bater um penálti com a camisola da selecção num desempate é Pereirinha, pai do Pereirinha, autor de um golo na final da Taça da Liga pelo Sporting, e da Pereirinha, autora de textos no Observador. Estamos a 15 Março 1977, no Estádio José Alvalade. A Áustria faz o 1-0 aos 80 minutos e leva a decisão para o prolongamento, depois penáltis. Pereirinha, então com 17 anos de idade e titular nos juniores do Benfica (estrear-se-ia nos seniores em Novembro desse ano, lançado por John Mortimore), coloca a bola na marca e marca. Araújo imita-o, Diamantino idem. O primeiro a falhar é Freire, o segundo é Ademar, ambos do Sporting. A Áustria ganha 4:3.