Great Scott #603: Único português no estrangeiro a marcar a todos os clubes da 1.ª divisão numa época?
Ronaldo
O Real Madrid de Mourinho sagra-se campeão espanhol em 2012 e a pontaria de Cristiano é um caso sem igual. A epopeia começa de forma insuspeita, com hat-trick vs Saragoça.
Até ao final da primeira volta, Ronaldo assina mais quatro hat-tricks, vs Rayo Vallecano, Málaga e Sevilha. Ainda há bis vs Osasuna, Atlético e Athletic. E um golo vs Getafe, Valencia, Sporting Gijón e Granada. Assim de repente, 22 golos a 11 adversários num total de 19.
A segunda volta inicia-se com outro golo vs Saragoça. E depois um hat-trick vs Levante. Apre. Seguem-se Racing, Rayo Vallecano e Espanyol. A todos estes, Cristiano pica o ponto. Um, só. Depois, bis vs Betis. E um vs Villarreal. E bis vs Real Sociedad. E bis vs Osasuna. E hat-trick vs Atlético. Irra, o homem está cá com um pedal.
À falta de quatro jornadas, Ronaldo já tem 17 adversários marcados. Faltam dois, um é o Barcelona, outro o Maiorca. Um é já a seguir, em Camp Nou. É um clássico importante, mais importante que todos os outros, porque um deslize do Real Madrid deixa-o à mercê do então maior clube do mundo e uma alegria estende-lhe a passadeira vermelha para o ambicionado título de campeão.
O resultado está 1:1 quando Özil desmarca Ronaldo com um passe sublime e a conclusão na cara de Valdés até parece fácil. Nos festejos, faz cara de mau a caminho da bandeirola de canto com o gesto de ‘calma, muita calma’. Barcelona, check, 18.ª vítima.
Sobra o Maiorca, na última jornada, a 15 Maio. Até lá, o Real Madrid sela o título em Bilbau com 0:3. Ronaldo faz o dele, claro – e só depois de falhar um penálti com 0:0 no marcador.
E, agora sim, venha de lá o Maiorca. Dia de festa no Bernabéu, vitória fácil por 4:1 e, óbvio, um golo de Ronaldo. É o primeiro do jogo (de cabeça, após cruzamento de Marcelo), o 23.º da segunda volta, o 45.º da época na Liga e está feito o pleno. É um registo histórico, impensável. À medida de Ronaldo.
Contas finais, e por ordem cronológica, é assim (primeira + segunda volta)
3+1 Saragoça
1+0 Getafe
0+3 Levante
0+1 Racing
3+1 Rayo Vallecano
0+1 Espanyol
0+2 Bétis
3+0 Málaga
0+1 Villarreal
0+2 Real Sociedad
3+2 Osasuna
1+0 Valência
2+3 Atlético Madrid
1+1 Sporting Gijón
3+1 Sevilha
1+1 Granada
2+1 Athletic Bilbao
0+1 Barcelona
0+1 Maiorca