Great Scott #636: Único jogador no Euro-2012 só com 90 minutos de 1.ª divisão nessa época?

Great Scott Mais 09/26/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #636: Único jogador no Euro-2012 só com 90 minutos de 1.ª divisão nessa época?

Eduardo

Numa bela tarde de 12 Maio 2012, o Benfica joga em Setúbal. Com o título de vice-campeão assegurado, Jorge Jesus perde a cabeça e faz um onze com dois portugueses: Eduardo na baliza, Luís Martins a defesa-esquerdo.

Arredado desde o 1:1 vs Nacional no Funchal, a 9 Maio 2010, Eduardo regressa aos relvados da 1.ª divisão no Bonfim. Aos 12 minutos, o guarda-redes prova do veneno de Rafael Lopes e o Benfica dá a volta (3:1) com Cardozo a marcar no último suspiro para recuperar o título de melhor marcador do campeonato, perdido em 2011 para o portista Falcao.

Oito dias depois, Paulo Bento lança os convocados e Eduardo marca presença. Sem surpresa, a avaliar pela regularidade nas escolhas do seleccionador e já agora pelos cinco jogos na fase de qualificação, o último dos quais há um ano, vs Noruega, precisamente na Luz.

Aos 23 de Portugal, seguem-se as escolhas definitivas de todas as outras 15 selecções. Vista a lista oficial da UEFA, chegam-se a muitas conclusões. Como o Bayern é o clube mais representado, com 13 jogadores, seguido de Real Madrid (11) e Dínamo Kiev (10). Como a liga inglesa é a mais forte (79 jogadores), à frente da alemã (47) e da espanhola (33). Como a selecção irlandesa é a única sem qualquer jogador a actuar no seu país. E como a Inglaterra é toda made in Premier League.

Ou como o mais novo ser o holandês Jetro Willems de 18 anos. E o mais velho ser o grego Kostas Chalkias, nascido há 38 anos. Revista a lista oficial à UEFA, também se chega à conclusão de que Eduardo é o menos utilizado na 1.ª divisão entre os 368 jogadores – com apenas 90 minutos. O rival mais próximo que se arranja é um grego chamado Michalis Sifakis (escolha do seleccionador Fernando Santos, outro português), com 315 minutos ao serviço do Aris Salónica, entre três jogos e meio – e meio, porque vê o vermelho directo ainda na primeira parte com o Olympiacos.

Se alargarmos a pesquisa para todas as competições nacionais e internacionais, é precisamente Sifakis o menos utilizado de todos, com 485 minutos. Nesse capítulo, Eduardo tem 810 minutos entre o tal jogo do campeonato mais três da Taça de Portugal e cinco da Taça da Liga portuguesa. O terceiro classificado do ranking é o dinamarquês Anders Lindegaard, do Man United (1080 minutos) – que se estreia mais cedo na Luz (Setembro 2011, Liga dos Campeões) do que Eduardo (Janeiro 2012, vs Santa Clara, Taça da Liga).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *