Great Scott #643: Piloto de F1 com mais vitórias à chuva?
Michael Schumacher
Chuva, muita chuva. Há grandes jogos de bola à chuva. E corridas de F1? Uyyy, isso nem se fala. Uma das mais épicas é da primeira vitória de sempre de Ayrton, precisamente no Estoril, em Abril 1985. Só acabam dez pilotos e Senna faz tudo bem de fio a pavio, até dá uma volta de avanço ao campeão mundial em título Niki Lauda.
Quando a carreira do brasileiro acaba de forma trágica com aquele acidente na curva Tamborello, em Itália, no inesquecível 1 Maio 1994, Ayrton já leva 12 vitórias à chuva. É ele o rei, o do singin’ in the rain.
Das poucas corridas perdidas à chuva no seu currículo, uma delas é para Michael Schumacher, outro animal competitivo por natureza. Como o alemão corre mais anos que o brasileiro, participa em mais Grandes Prémios e, claro, consegue arrebatar-lhe o recorde de vitórias à chuva. Ao todo, 15.
Antes de mais, abrimos parêntesis.
Ei-lo (é considerada à chuva toda e qualquer corrida com o mínimo de 10% de pneus de chuva)
Feche-se parêntesis e siga a marinha.
A estreia é na Bélgica, em 1992, com Senna a ganhar o primeiro lugar a Nigel Mansell ainda durante a primeira volta. Começa então a chover e todos entram nas boxes. Todos, não. Ayrton agarra-se ao volante e acredita numa reviravolta meteorológica. Em vão. A chuva cai e o seu McLarem começa a derrapar com insistência. Só aí entra nas boxes e perde-se na classificação. Quando reentra, já está em 12.º. O líder, esse, é Mansell.
Passa a chuva. Ayrton, aveva ragione. Schumacher mete slick, Mansell nem por isso. Às tantas, com a pista limpa, Michael ganha velocidade e Mansell nem por isso. Quando Mansell vai à box, Schumacher dobra-o sem dificuldade e corta a meta com 34 segundos de avanço sobre o inglês. É o primeiro alemão desde Jochen Mass em 1975 a ganhar no circo. E não vai parar tão cedo. De ganhar, queremos dizer. À chuva, insistimos.
Eis o recorde do homem à chuva
1992
Bélgica
1995
Bélgica
Europa
Japão
1996
Espanha
1997
Monaco
Bélgica
1998
Inglaterra
2000
Europa
Canadá
EUA
2001
Malásia
2002
Inglaterra
2003
EUA
2006
China