Great Scott #668: Único guarda-redes a sofrer 17 golos seguidos num desempate por penáltis?

Great Scott Mais 11/16/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #668: Único guarda-redes a sofrer 17 golos seguidos num desempate por penáltis?

Hayrettín Demìrbas

O último grande evento futebolístico sem um penálti é o Euro-1976. Curiosamente, o evento em si é conhecido pelo penálti à Panenka, através de uma bola picada nas calmas, como se fosse o lance mais natural do mundo, por obra e graça do checoslovaco Panenka na cara do alemão Maier.

Outra dos penáltis. Até 2015, só há dois países europeus sem recurso a desempate por penáltis na final da Taça. No mesmo domingo, um 31 Maio, Sporting e Braga mais Differdange e Dudelange decidem tudo a 11 metros da baliza.

A mais incrível dos penáltis tem a ver com a Taça da Turquia 1996-97, mais concretamente a 28 Novembro. Ao fim de 90 minutos, Gençlerbirligi e Galatasaray empatados a um golo. No prolongamento, nada de novo. Vamos para penáltis.

Um, dois, quatro, oito, 16, 32. Quando acaba? Está quase. 33, 34, Ilyas (número 13) atira e Kubilay defende com segurança. Avança Osman, número 11 do Gençlerbirligi. E é golo, acaba 18:17. O Galatasaray é eliminado nos 16 avos e o seu guarda-redes Hayrettín Demìrbas comete a proeza de deixar entrar todos os 17 penáltis. Todos, sem excepção.

Durante o processo, o treinador Fatih Terim é filmado a esticar os braços na direcção do seu guarda-redes. Como quem diz, atira-te à bola com tudo. Em vão, Demìrbas encaixa todos os 17 penáltis e nunca mais joga no Galatasaray. No Verão 1997, aos 33 anos de idade, é transferido para o Zeytinburnuspor.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *