Great Scott #728: Primeiro madeirense a representar a selecção portuguesa?

Great Scott Mais 02/20/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #728: Primeiro madeirense a representar a selecção portuguesa?

José Ramos

Qual é o madeirense mais famoso de sempre? Cristiano Ronaldo, sem dúvida. Mas antes, muito antes, um madeirense há que conquista todo um país. O seu nome é Artur Sousa, mais conhecido por Pinga. Aliás, a cidade do Porto não mais é a mesma depois da sua chegada. Envolta em polémica, claro.

Em Dezembro 1930, após indicação do técnico húngaro Joseph Szabo, o FC Porto recebe uma prenda. É a chegada de Pinga, ex-Marítimo. Os madeirenses acusam a Associação de Futebol do Porto de falsificação de documentos para concretizar a transferência. Alheio a estas confusões, Pinga estreia-se no dia de Natal, vs Salgueiros e começa aí uma longa relação de 26 anos (16 como futebolista e dez como dirigente).

Avançado de fino toque de bola e admirável pontaria, este avançado madeirense chega, vê e vence com uma facilidade enorme, só ao alcance dos predestinados. Cândido de Oliveira considera-o mesmo, em meados dos anos 40, o maior génio futebolístico que o país conhecera. Revisão da matéria dada, qual é o madeirense mais famoso? Artur Sousa, mais conhecido por Pinga. Mas antes, muito antes, um madeirense há que conquista todo um país. O seu nome é José Ramos, conhecido como Zé Pequeno pela baixa estatura. É um extremo-direito de inegável gabarito, bom de bola, finta de corpo e tal. O seu melhor ano é o de 1926, sem qualquer dúvida. Em Abril 1926, torna-se o primeiro madeirense a vestir a camisola da selecção portuguesa, em Toulouse – nessa tarde, também se estreiam o casapiano Roquete (o melhor em campo, com defesas atrás de defesas a impedir o maior avolumar do marcador) e o benfiquista Jorge Tavares. Em Junho, o Marítimo ganha o Campeonato de Portugal, vs Belenenses (2:0), no campo do Ameal, no Porto. E o bom do José Ramos até marca um dos golos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *