Great Scott #739: Quem ganha um Renault 17 pela conquista da Taça dos Campeões 1973?
Kovacs
Belgrado, 30 Maio 1973. O estádio do Estrela Vermelha até ferve de emoção para ver o bicampeão europeu em título Ajax vs. Juventus. É a final da Taça dos Campeões.
O jogo demora um, dois, três, quatro minutos. Há o golo de Rep e fecha a loja. Por culpa do catenaccio da Juventus. Os quase 90 mil adeptos sentem-se mal e assobiam os artistas. Pois claro.
Na análise, o capitão Cruijff é realista qb. ‘Jogo muito mau, muito mau, mas o certo é que ganhámos. Com respeito pelos italianos, não consigo compreender como é que uma equipa como a da Juventus, a perder desde os três minutos, renunciou ao ataque’
Já o treinador romeno Stefan Kovacs, criador do futebol total, vai um pouco mais longe. ‘Triste, o jogo. Nós não jogámos mal, mas os italianos é que não poderão dizer o mesmo. Sabem que mais? Foi um jogo para esquecer.’ No regresso a casa, toda a Amesterdão sai à rua para receber os heróis e a taça – com o terceiro título consecutivo, a Taça dos Campeões é do Ajax para sempre. Ainda antes das férias, os jogadores presenteiam o treinador Kovacs com um Renault 17. Todos juntam o seu prémio de vitória e fazem uma vaquinha para homenagear o treinador, de partida com lágrima no canto do olho para França, onde iria treinar a selecção.