Great Scott #746: Único holandês a passar férias em Portugal na ressaca do Euro-88?

Great Scott Mais 03/16/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #746: Único holandês a passar férias em Portugal na ressaca do Euro-88?

Ronald Koeman

A Holanda vive um momento sui generis na segunda metade dos anos 80. O Ajax de Cruijff levanta a Taça das Taças 1987 e o PSV de Hiddink a Taça dos Campeões 1988. E a selecção?

Apurada para o Euro-88, Rinus Michels junta uma série de artistas dessas duas equipas, como Rijkaard, Mühren, Wouters, Van Basten no Ajax mais Van Breukelen, Van Tiggelen, Van Aerle, Koeman, Vanenburg, Kieft no PSV, e mistura-os com outros, como o capitão Gullit, do Milan. A ousadia de uma segunda etapa do futebol total sofre um rombo no jogo inaugural, vs. URSS. Um golo de Rats em veloz contra-ataque desanima a malta.

Passam-se uns dias e a Holanda está obrigada a ganhar vs. Inglaterra, caso queira sonhar com a ½ final. Tal acontece, com um hat-trick de Van Basten (3:1). No tudo ou nada vs. Irlanda, outra vitória é-lhe exigida e aí é Kieft quem confirma o sucesso a oito minutos do fim (1:0).

O adversário seguinte é a anfitriã RFA, em Hamburgo. Um penálti de Matthaus provoca uma contundente reacção holandesa, com golos de Koeman (outro penálti) e Van Basten (mesmo mesmo meeesmo ao cair do pano). O 2:1 é celebrado como se se tratasse de um título. Pudera, está vingada a derrota da final do Mundial-1974, vs. RFA, então capitaneada por Beckenbauer, agora seleccionador.

A decisão do Euro está marcada para sábado, dia 25 Junho, em Munique, vs. URSS. Sem fantasmas nem receios, a Holanda entra em campo como se nunca tivesse perdido na prova e ganha vantagem com um extraordinário cabeceamento de Gullit na cara de Dasaev. Na segunda parte, Van Basten amplia a vantagem com um golo do outro mundo, sem ângulo e sem deixar cair a bola. Sorrisos, o mundo é laranja.

Finalmente, a Holanda ganha uma final – após as derrotas nos Mundiais 1974 e 1978. No balneário holandês, a festa é imensa. Cá fora, na zona mista, os jogadores convivem com os jornalistas e descontraem. Há quem faça a perguntas das férias. A esmagadora maioria vai curtir para as Caraíbas e há um que diz Portugal. É ele Koeman, Ronald Koeman.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *