Great Scott #768: Primeiro golo português no Mundial sub17?
Figo
Campeã europeia sub16 na Dinamarca, numa final de sentido único vs. RDA (4:1), a selecção portuguesa apura-se para o Mundial sub17 na Escócia, no mês seguinte, em Junho.
A dupla de treinadores continua a ser Carlos Queiroz e Nelo Vingada, os jogadores conhecem-se uns aos outros há anos, casos de Figo, Canana, Gil e Peixe. A estreia é em Edimburgo, no dia 10 de Junho, o de Portugal.
Sai Portugal e, aos 16 minutos, o árbitro argentino Calabria apita penálti. Figo apodera-se da bola e engana o guarda-redes. No quadradinho seguinte, Gil amplia a vantagem. A Arábia Saudita empata na segunda parte com bis de Al Shamrani aos 60 e 80 minutos.
A bronca vem depois, ninguém acredita nos sub17 da Arábia Saudita. O próprio seleccionador Queiroz é o primeiro a levantar o véu. ‘Defrontámos uma equipa de seniores sem futuro, só presente.’
O avançado Canana, conhecido por ser um exímio goleador ao serviço de Sporting e FC Porto, dá com a língua nos dentes. ‘O guarda-redes da Arábia Saudita é meu conhecido de Angola, era criado da minha família. A gente tratava-o por Virosca e ele andava comigo ao colo. Ainda agora estivemos a conversar, a recordar Angola, e ele confessou-me que o meteram nesta selecção sub17.’
O golpe, sujo ou não, eis a questão, é de mestre. Porque a Arábia Saudita sai da Escócia com o título de campeã mundial, numa final resolvida vs. Escócia nos penáltis. Nos seis jogos, a Arábia nunca marca na primeira parte. Já Portugal vai até à ½ final (Escócia 1:0) e sai de cena com o terceiro lugar (3:0 vs. Bahrain). Figo, esse, é o primeiro português de sempre a marcar numa fase final do Mundial sub17. O último, já agora, é Vieirinha em 2003, vs. Espanha.