Great Scott #777: Único golo de calcanhar do Vitória SC para a UEFA?
Paulinho Cascavel
O Vitória SC de Marinho Peres é uma equipa voltada para o ataque e vocacionada para o golo, por obra e graça do genial Paulinho Cascavel. O brasileiro aterra em Portugal para jogar no FC Porto, ao lado de Gomes, e joga uns pozinhos aqui e ali.
O seu veneno só dá sinal de si em Guimarães, ao lado dos compatriotas Roldão e Ademir, sem esquecer toda a equipa fantástica lá para atrás entre Jesus, Costeado, Miguel, Nené, Carvalho, N’Dinga, Nascimento e Adão. De repente, aí está o onze da gloriosa jornada europeia vs. Sparta Praga, a 1 Outubro 1986.
Joga-se o apuramento para os oitavos da Taça UEFA e o Vitória empatara 1:1 em Praga, com golos de Skuhravy (olha olha quem é ele) e Roldão. Só para relembrar os mais esquecidos, o Sparta é mais de meia Checoslováquia do Mundial-90 com Stejskal, Straka, Bilek, Hasek, Chovanec e, claro, Skuhravy.
Ao intervalo, 0:0. Na segunda parte, um pontapé fortíssimo de Novak garante o 1:0 ao Sprta. A malta de Guimarães enche-se de brio e puxa pelos seus como nunca. Falamos das claques Black & White, os Boys e os Conquistadores. A equipa responde à altura e Cascavel empata. Menos mal, o prolongamento está assegurado.
E agora? A cinco minutos do fim, bis de Cascavel com requintes de génio. O número 9 conclui de calcanhar e desata a festa no Municipal de Guimarães. Que dura por mais uns bons meses: o Borussia M’Gladbach é o calcanhar de Aquiles do Vitória em Março, nos ¼ final.