Great Scott #799: Único guarda-redes português a sofrer seis golos na segunda parte de um jogo europeu?

Great Scott Mais 05/30/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #799: Único guarda-redes português a sofrer seis golos na segunda parte de um jogo europeu?

Bento

O Barreirense comete a proeza de acabar a 1.ª divisão 1969-70 em quarto lugar, obra de Manuel de Oliveira, e garante o acesso inédito às provas europeias, via Taça das Cidades com Feira.

Sai-lhe o Dínamo Zagreb no sorteio dos 32 avos e a primeira mão é no Barreiro, a 16 Setembro 1970. Sem torres de iluminação, joga-se à tarde com uma moldura humana generosa no Estádio Dom Manuel de Melo.

Há expectativa dos adeptos barreirenses para ver os predicados físicos e técnicos de Nelinho, um brasileiro bom de bola contratado ao América do Rio de Janeiro. O treinador Manuel de Oliveira só o coloca em campo aos 57 minutos, ainda a tempo de colaborar no 2:0 do uruguaio Câmpora. Antes, aos 31’, Serafim abrira o marcador.

A vantagem de dois golos dá confiança, a viagem para Zagreb é animada. E o golo de Câmpora na primeira parte garante o 3:0 no total da eliminatória. A segunda parte é um perfeito desastre, a imprensa portuguesa fala de uma arbitragem deficiente do alemão ‘democrático’ Helmut Bader.

À falta de imagens, nunca saberemos a verdade. A realidade, essa, é indiscutível: o Dínamo Zagreb dá a volta à eliminatória com seis golos, quatro deles de Novak. O póquer faz-se em 34 minutos. Já o bis de Lalic em três. Bento é o guarda-redes barreirense, ainda com 23 anos de idade e nenhuma internacionalização AA.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *