Great Scott #811: Quem decide a única final da Taça da Alemanha entre equipas da mesma cidade?
Littbarski
Há todo um mundo de probabilidades em cada país do planeta. Por cá, só um exemplo, já estamos cheios de finais da Taça de Portugal entre clubes da mesma cidade. Sem pensar muito, Sporting vs. Benfica, Belenenses vs. Benfica, Belenenses vs. Sporting. Se formos para Norte, há Boavista vs. FC Porto.
Em Espanha, o inesquecível Real vs. Atlético. O de 1992, então, é um hino ao futebol com Schuster e Futre a dar baile em pleno Santiago Bernabéu. Em Itália, há Milan vs. Inter, Lazio vs. Roma. Em Inglaterra, há Tottenham vs. Chelsea, Arsenal vs. Chelsea, Everton vs. Liverpool (e não, ainda não há City vs. United).
Falta Alemanha, que tal na Alemanha? Só há uma final entre clubes da mesma cidade, em 1983. Faz 40 anos no dia 11 Junho. Na altura, é um sábado. E a federação alemã marca a final para Colónia, porque jogam Colónia e Fortuna Colónia. Nas bancadas, 61 mil espectadores animam a malta.
O Colónia chega à final com um 5:0 na bagagem, vs. Schalke 04. O Fortuna idem idem, vs. Dortmund. O Colónia acaba a 1.ª divisão em 5.º lugar, o Fortuna em 6.º na 2.ª. Isso mesmo, o Fortuna joga no escalão abaixo.
Em 90 minutos, as duas equipas de Colónia fazem a festa na sua cidade e só uma levanta o caneco. A lei dos mais forte prevalece, com um golo do carismático Littbarski aos 68 minutos, na ressaca de um alívio do guarda-redes Helmschrot ao cruzamento de Klaus Allofs na esquerda. O remate do número 7 é imparável e fixa o resultado para contentamento do treinador holandês Rinus Michels, já vencedor da Taça da Holanda (Ajax 1967, 1970, 1971) e de Espanha (Barcelona 1978).