Great Scott #813: Último hat-trick de um visitante no Bessa para a 1.ª divisão?
Forbs
Contratado pelo Sporting ao Peniche por tuta e meia, o guineense Forbs destaca-se pela velocidade. John Toshack é o seu primeiro treinador no José Alvalade em 1984-85 e o avançado de 21 anos faz pela vida como 12.º jogador. Contas feitas, 10 jogos e um golo, vs. Valonguense para a Taça de Porutgal (é ele quem fixa o 8:0).
Na época seguinte, já com Manuel José, a estrelinha de Forbs empalidece e nem passa dos sete jogos. Sem qualquer golo. Forbs é recambiado. Que é como quem diz, emprestado ao Portimonense. No Algarve, o jogo de Forbs ganha asas. E o Portimonense, também.
À terceira jornada, enquanto Manuel José se debate com mil e um problemas no encaixe de Negrete e McDonald, o Portimonense surpreende todo o país com um 3:2 no Bessa. A tarde é especial para Forbs, autor de um hat-trick. Como se isso fosse pouco, é ele o herói como autor do definitivo 3:2 ao cair do pano.
Antes, na primeira parte, Forbs engana Alfredo aos 12 minutos. Nélson Bertollazzi empata aos 39’. Após o intervalo, Forbs adianta o Portimonense aos 49’ e o Boavista chega ao empate perto do fim, aos 85’, num penálti apitado por Rosa Santos com indicação de um dos fiscais-de-linha. Chamado a bater, o internacional Ribeiro faz o 2:2.
Quando se pensa na divisão de pontos (aqui sim, faz sentido a expressão), eis que Forbs arranca e bate Alfredo sem apelo nem agravo. O Portimonense salta do último para o 11.º lugar, precisamente à frente do Boavista. O líder é o Belenenses, único cem por cento vitorioso da 1.ª divisão, com o melhor ataque (8) e a defesa menos permeável (1)
Todos os hat-tricks de visitantes no Bessa
1986 Forbs (Portimonense)
1985 Pires (Rio Ave)
1982 Jacques (FC Porto)
1953 Águas (Benfica)
1947 Jesus Correia (Sporting) 1946 Andrade (Belenenses)