Great Scott #861: Quem marca o primeiro golo de ouro em provas de selecções?

Great Scott Mais 09/13/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #861: Quem marca o primeiro golo de ouro em provas de selecções?

Kewell

A febre da Arábia Saudita é antiga. Começa em 1989, com os golos de Abel Silva e Jorge Couto na final do Mundial sub-20 entre Portugal e Nigéria. No início dos anos 90, o rei Fahd puxa a si o protagonismo junto da FIFA com a organização da Taça das Confederações.

A primeira edição é em 1992, a segunda em 1995 e a terceira em 1997, com oito selecções. Entram em competições (quase) todos campeões continentais – a excepção é a Alemanha, daí a presença da vice-campeã europeia República Checa. Fazem-se dois grupos de quatro, passam Brasil mais Austrália no A e Uruguai mais República Checa no B.

Na primeira ½ final, o Brasil derruba o representante europeu com golos de Romário e Ronaldo. Na segunda, a Austrália controla o Uruguai, tal como já o fizera vs. Brasil na fase de grupos. Em ambos os casos, 0:0 ao fim dos 90 minutos.

O Uruguai, favorito no papel, entra para o prolongamento com a ideia de evitar a lotaria dos penáltis. É a Austrália a sair com a bola. Passa um minuto e há um ataque pensado com Kewell a dominar na direita, a flectir para a esquerda e a atirar com o pé esquerdo, ainda fora da área. O guarda-redes Flores é passarinho e deixa a bola entrar.

A festa é imediata, é o primeiro golo de ouro da história. Obra de Kewell, uma jovem promessa do Leeds United, campeão inglês de juniores nesse Verão de 1997.

Todos os golos de ouro

1997 Kewell (Austrália vs. Uruguai)

1998 Blanc (França vs. Paraguai)

1999 Blanco (México vs. EUA)

2002 Camara (Senegal vs. Suécia)

2002 Ahn (Coreia do Sul vs. Itália)

2002 Ilhan (Turquia vs. Senegal)

2003 Henry (França vs. Camarões)

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *