Great Scott #880: Único português a despedir um treinador do Real Madrid com um golo?
João Alves
O Salamanca vive dias assim-assim no final da primeira volta da Liga espanhola 1976-77. O início da segunda é um mimo sem igual.
A visita ao Chamartín para esgrimir argumentos com o Real Madrid galvaniza qualquer um. Mais ainda João Alves, levado da breca com a bola nos pés. Aos 62 minutos, o português apanha a bola ali a jeito, ainda fora da área, e aplica-lhe um pontapé certeiro. O guarda-redes García Remón estica-se todo. Em vão. A bola ainda toca no poste e entra.
Curiosidade, é o primeiro golo de sempre do Salamanca na casa do Real Madrid. E é o da vitória. No dia seguinte, o treinador jugoslavo Milan Miljanic é despedido pelo resultado e consequente queda para o sétimo lugar, já a seis pontos do líder Barcelona.
(…)
Menos de um mês depois, o Salamanca recebe o tal líder, todo vistoso com as suas estrelas holandesas, uma no banco (Rinus Michels), outra no campo (Johan Cruijff). O que faz João Alves? Um golo, mais um. E novamente o primeiro da tarde, agora aos 36 minutos, na sequência de um canto de Ameijenda. O guarda-redes Mora sacode a bola sem convicção e Alves, solto na área, empurra para a baliza.
Acaba 2:0. Menos mal, Michels continua à frente do Barcelona e perde o título de campeão no último dia patra o Atlético Madrid, e por um ponto.