Great Scott #882: Único golo europeu do Boavista nas Antas?

Great Scott Mais 10/12/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #882: Único golo europeu do Boavista nas Antas?

Jorge Gomes

É comum, o campo neutro para compromissos europeus. O FC Porto, por exemplo, joga na Luz vs. Schalke 04 em Setembro 1977, para a Taça UEFA. O Benfica, já em pleno século XXI, requisita o Bessa para esgrimir argumentos com Lazio e La Louvière em 2003-04.

Curiosamente, a Lazio joga com o Boavista nas Antas. É verdade, primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA 1977-78. O Boavista de Caiado passa a véspera do desafio em Miramar e faz um treino nas Antas, enquanto a Lazio chega ao Porto e passa pelo Bessa. Grande confusão, jajajajaja.

Quarta-feira, 14 Setembro 1977. O Boavista entra em campo com nove portugueses e dois brasileiros. A Lazio, com dez italianos e um brasileiro. As duas equipas jogam ao ataque, nem sempre bem. O Boavista europeu é atrevido, a Lazio europeia é a antítese do futebol catenaccio-italiano. A primeira parte é do Boavista, com Albertino a dar água pela barba à concorrência.

Mais recuado que o habitual, o médio despacha jogo como ninguém e é dele a abertura para o 1:0 de Jorge Gomes. Ao intervalo, o treinador brasileiro Luís Vinício, da Lazio, introduz Boccolini para o lugar de Martini. O objectivo é marcar Albertino em cima. O Boavista desaparece do mapa, a Lazio acampa no meio-campo contrário. O guarda-redes Sousa passa então a herói do jogo com uma, duas, três defesas do além – sem esquecer uma bola à barra do suplente Garlascelli e uma perdida impossível de Clerici.

Acaba 1:0, o Boavista ganha nas Antas. É a primeira de sempre. A segunda só aparece em 1992, para a Supertaça portuguesa, também com golos brasileiros, aí de Marlon (1:1) e Artur (1:2).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *