Great Scott #886: Último guarda-redes português a defender um penálti do Barcelona em Camp Nou?
Neno
O Vitória SC aterra em Barcelona com a missão de levar a eliminatória da Taça UEFA para Guimarães. O plano de Vítor Oliveira inclui marcação especial a Figo e muita liberdade. Tanta que o Barcelona de Cruijff passa por calafrios inesperados, como aquela desmarcação de Capucho aos 16’. O extremo isola-se na cara de Busquets e falha a surpresa.
O Barcelona só se recompõe à beira do intervalo, em cima do minuto 45. O jovem Celdas despede um remate cheio de convicção à entrada da área, a bola bate na trave e o ressalto é de Kodro. Só que o bósnio é abalroado por Vítor Silva, na pequena área. O árbitro nem hesita: penálti e amarelo.
Nas imagens televisivas, é possível observar Kodro a pedir autorização a Figo para bater o penálti. O avançado está a passar as passas do Algarve, sem golos nem alegria em campo. Figo olha para ele e, no quadradinho seguinte, é ver Kodro a meter a bola no círculo do penálti. O árbitro apita, Kodro atira com o pé direito, Neno defende e Kodro acerta o golo à segunda, e com o pé esquerdo.
Na segunda parte, já com Nadal a fazer de Guardiola entre a linha de três e o resto da equipa, o Barcelona é dono e senhor do jogo. Kodro aumenta para 2:0 e Celades fixa o 3:0 num lance muito bonito, iniciado por Figo. Na segunda mão, em Guimarães, o Vitória SC encaixa quatro-secos, com mais um golo de Kodro e outro de Celades (sem esquecer Óscar e Sergi).